FANDOM


Comunidades são projetos de base comunitária, onde as pessoas de todo o mundo podem se reunir e compartilhar sua paixão por um sujeito para uma colaboração. Isso significa, então, que você pode não concordar com tudo que alguém faz. A coisa importante a lembrar é assumir que alguém está agindo de boa fé. A maioria das pessoas estão em uma comunidade para ajudá-la, não para machucá-la!

O que é a boa-fé?

Para assumir a boa-fé significa assumir que alguém está fazendo um esforço bem intencionado para ajudar a comunidade, mesmo que eles façam algo que você acha que está errado. As probabilidades são de que foi um acidente. Partindo do princípio de boa-fé significa assumir que não há intenção de malícia, que os editores estão se esforçando para fazer o seu melhor, e que eles estão tentando fazer o seu melhor para o bem maior da comunidade.

Mesmo se alguém fizer uma edição que precisa ser revertida, isso não significa que a sua intenção em fazer essa edição foi nada menos do que honrosa. Você deve abordar divergências com a sensação de que a outra pessoa só quer ajudar, assim você pode ter uma voz amiga, honesta e solidária na comunidade, em vez de assumir que qualquer um que faz algo diferente do que você está a fim de arruinar a comunidade.

Assumindo boa-fé com novos usuários

Nuvola apps edu languages

Fazer o salto de leitor para editor pode ser realmente assustador e no botão Publicar pode ser muito intimidante quando você sabe que a sua primeira edição pode ser vista por todo o mundo. Por essa razão, você deve sempre lembrar-se de ser paciente com os novatos, porque eles provavelmente não estarão familiarizados com a cultura e as regras da comunidade. Eles estão lá porque estão animados para participar, mas eles podem não entender as ferramentas ou códigos que você está acostumado e eles provavelmente não leram as regras e diretrizes da sua comunidade, não importa o quanto você queria que eles o fizessem. É fácil ficar frustrado e impaciente sobre isso, mas todo mundo precisa de uma chance de aprender e em um ritmo que é tão confortável para eles quanto possível.

Quando você pode razoavelmente assume que algo é um erro bem-intencionado, corrigi-lo com um tipo, motivos e ainda deixar uma mensagem na página de discussão ou no mural deles. Não basta reverter isso sem qualquer explicação e certamente não rotule isso como vandalismo, a menos que ele realmente teve intenção maliciosa por trás da edição. Deixando os usuários saberem o que eles fizeram de errado não só ajuda-os a tornar-se um editor melhor, mas a nova bolha de mensagens mostrando-lhes que alguém tem de fato lido suas edições pode ser ótimo para o incentivo positivo. Saber que alguém tenha lido o que você escreveu é um grande sentimento, que pode levar as pessoas profundamente envolvidas em comunidades eles se preocuparem.

Tudo em tudo, lembre-se de não agir como se o erro deles foi proposital. Corrigi-los, mas não repreendê-los. Informar, mas não intimidar. Estas são as pessoas que você deseja manter em sua comunidade, então por que assustá-los?

Manuseando Desacordos

Nuvola apps chat

Diferentes pessoas podem ter diferentes opiniões sobre o que é melhor para uma comunidade. Quando você discordar de alguém, você pode começar a sentir que eles são um editor ruim, mas isso quase nunca é verdade se eles se preocupam com o tema. Partindo do princípio de boa-fé é tudo sobre intenções, não ações. Mesmo se a pessoa está errada, isso não significa que eles estão tentando estragar nada.

Sempre que uma edição ou uma mensagem irrita você, de um passo para trás e assuma que a pessoa está apenas tentando ajudar. Isso pode ajudá-lo a esquecer de sua frustração e reconhecer o que eles estão tentando alcançar, e então agir com mais gentileza baseado nesse entendimento. Considere o uso de páginas de discussão, comentários e/ou murais para explicar seu ponto de vista e convidar outras pessoas a fazer o mesmo. Isso pode evitar mal-entendidos e prevenir problemas de escalada.

Pessoas bem-intencionadas podem tomar ações o resto da comunidade sente que são imprudentes e você deve discutir as ações com calma e buscar compromissos sempre que possível. O que você não deve fazer é acusar a pessoa de vandalismo ou sabotagem. Fomentar uma cultura de consenso, não condenação.

Uma nota para admins

Nuvola apps keditbookmarks

Quando você conversa com os editores, você deve sempre ser simpático e paciente. Mostre-lhes que você está assumindo boa-fé sobre suas intenções, sejam eles editores novos ou regulares. Isso impede, ou pelo menos a maioria, os conflitos, acalma e ajuda a comunidade confiar em você. Isso também dá um exemplo importante para outros editores e administradores, que podem levar a uma atmosfera mais acolhedora e positiva para a comunidade.

Quando uma pessoa bem-intencionada faz uma ação que você discorda, você deve sempre começar com uma mensagem na sua página de discussão ou no mural. Nunca ir direto para os bloqueios ou apagar ou proteger uma página e nunca usar as ferramentas de administração ou sua estatura apenas para obter o seu caminho em um desentendimento. Lembre-se que toda ação em uma comunidade pode ser desfeita e deixando uma edição indesejada ou página parada por um curto período de tempo enquanto você fala com o usuário e espera pela sua resposta não é uma coisa terrível.

É claro, existem usuários que agem de má-fé, e nós confiamos nos administradores para usar seu julgamento e suas ferramentas para lidar com eles corretamente. No entanto, assumir boa fé é uma ferramenta poderosa. Mesmo em casos de vandalismo óbvio, você pode ser surpreendido como muitas vezes uma espécie de aviso pessoal pode levar as pessoas a parar e até mesmo pedir desculpas. Alguns vândalos são apenas leitores entediados que não acham que alguém está realmente prestando atenção, ou não pensam que a sua edição está afetando pessoas reais.

Casos realmente maliciosos de spam, vandalismo e trolagem geralmente são por demais evidente e esses podem ser tratados com a ação administrativa rápida como bloqueio. A grande maioria das pessoas estão lá para ajudar a comunidade, mas de vez em quando você tem alguém que só quer vandalizar para arruinar o tempo de outras pessoas.

Conselho final

Basta lembrar que todos os que você lida tem sentimentos e todos podem ajudar a construir a comunidade que você ama, se puder demonstrar que o seu trabalho é percebido e valorizado, bem como a forma como eles podem melhorar, sempre que necessário. Sempre fazer o seu melhor para assumir boa fé e sua recompensa será uma comunidade próspera!

Veja também

Mais ajuda e feedback

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória