FANDOM


Qualquer pessoa pode criar uma comunidade no Fandom, a qualquer momento através do formulário de criaçãoA seguir, o que fazer e como fazer para criar uma comunidade.

Criando uma comunidade

Antes de começar

Botão - Criar wiki.png

Botão Comece uma wiki.

  • Planeje seu projeto e decida o que vai ser.
  • Verifique para ver se uma comunidade já existe sobre o tema que você quer, veja antes a disponibilidade. É melhor trabalhar dentro de uma comunidade de outros, do que sozinho.
  • Leia os termos de uso do Fandom - para familiarizar-se com o que está OK e o que não é correto.
  • Leia a política de criação de comunidade do Fandom - comunidades devem ser livremente licenciadas, publicamente editáveis, e sem abusos.

Crie sua comunidade

  1. Clique em Comece uma wiki na barra de ferramentas no topo da página. Este botão leva para o formulário de criação.
  2. Decida um nome para a comunidade. - Para ajudar os usuários a encontrá-lo nos motores de busca, é melhor usar as palavras-chave mais comuns para o seu tópico. (Dica: não use-pedia, ou nomes obscuros). A palavra "Wiki" será adicionado ao começo, porque isso também é importante para ajudar na sua classificação.
  3. Escolha o URL ou endereço para o seu site - Semelhante ao nome, o URL ou endereço da web que você escolher para o seu site, afetará o quão fácil é para as pessoas encontrar o seu site e entender do que se trata.
  4. Descreva o tópico da sua comunidade em breves palavras.
  5. Escolha a categoria que melhor se encaixa no assunto da sua comunidade.
  6. Escolha um tema (você pode pular esta etapa, e escolher ou fazer um personalizado mais tarde)
  7. Parabéns! Você já criou uma comunidade!

Você pode personalizar agora ou mais tarde:

Todas estas etapas podem ser alteradas posteriormente, se você ou sua comunidade decidir sobre ela.

Próximos passos da sua comunidade

Página.jpg

Página principal da sua nova comunidade.

Crie a página principal

A página principal é apenas isso, a página que todo mundo vê. Quando você cria sua comunidade, há um texto padrão que será exibido na página principal. Tudo isso pode ser removido quando você começar a criar sua página principal:

  • Bem-vindo a (o nome da comunidade aqui): é a descrição prévia que você escreveu, quando categorizou o tema da sua comunidade.
  • Descreva o seu tema: Aqui você pode escrever uma descrição mais detalhada do que se trata a sua comunidade.
  • Atividade Recente: Toda a atividade da sua comunidade aparecerá aqui.

Algumas coisas para fazer no começo:

As primeiras impressões contam - Sua página principal é o que quase todo mundo vai ver quando as pessoas visitam. Portanto, há algumas coisas para fazer no início que são importantes:

  • Certifique-se de sua página principal comunica claramente sobre/acerca do que é a sua comunidade. Escreva uma breve introdução ao que se trata.
  • Ponha links para novos artigos e categorias em sua página principal. Para manter as coisas organizadas, aumentando o motor de pesquisa otimizado.
  • Criar uma lista de "afazeres" para que novos visitantes saibam como podem ajudar e o que adicionar. Seja específico sobre o que a comunidade precisa.

Criar o conteúdo 

A coisa mais importante que você pode fazer quando inicia uma comunidade, é escrever artigos. Isto é chamado de "sementeira". Ele vai dar aos visitantes e editores uma ideia de como começar. Os artigos não tem que ser longos ou perfeitos desde o início. Lembre-se que é uma comunidade, e outros podem ajudá-lo a construir o que você começou.

Você pode precisar adicionar dezenas de artigos antes das pessoas começarem a juntar-se. Não desanime. Quanto mais conteúdo você adicionar, mais cedo os motores de busca e editores potenciais encontrarão o seu site, e mais rápido o seu pequeno projeto começará a crescer.

Use a barra de progresso para manter a sua comunidade em progresso, seguindo as tarefas listadas no seu painel de administração.

Crie o seu perfil e página de usuário

Adicione um rosto amigável:  A página de usuário é uma chance de dizer às pessoas sobre si mesmo. Assim é a sua página de usuário. Você pode mantê-la bem simples, o importante é dar às pessoas uma maneira de ver "quem está por trás desta comunidade.

Fique de olho em sua comunidade

Sugerimos que você fique de olho em notificações por e-mail, em sua página de discussão/mural. Se algum visitante deixar uma mensagem na sua página de discussão, enquanto você está longe da comunidade, você receberá um lembrete para dar uma olhada na sua página de discussão. Você também verá um balão na barra de ferramentas sempre que efetuar login. Como fundador de sua comunidade, você também pode optar por receber e-mails sobre quem edita, quem juntou-se ou quem viu a sua comunidade. Você pode escolher quais e-mails receber em minhas preferências (minhas informações).

Convidar editores e visitantes

Depois de ter concluído as etapas acima, você está pronto para abrir a sua comunidade para visitantes e editores. Convide seus amigos, familiares e outras pessoas que você acha que estariam interessados no assunto. Estenda a mão para as comunidades que já pertencem ou comunidades relacionadas no Fandom. Fóruns de interesses especiais também são um ótimo lugar para encontrar pessoas apaixonadas e dispostas a contribuir.

Boas vindas a todos! 

Fique de olho nas mudanças recentes, e quando você vir algum novo editor, adicione uma mensagem de boas-vindas agradável à sua página de discussão, o mais rapidamente possível! Comunidades funcionam quando há uma comunidade de pessoas editando, tentando se manter em contato com as outras pessoas que aparecem para editar, uma vez que irá incentivá-los a ficar.

Nós fornecemos uma agradável predefinição para você começar, porém encorajamos você a personalizar o texto e links, mudar a imagem do que é importante (ou engraçado!) para a sua comunidade.

Simpatia e humor podem ajudar ao longo caminho, para fazer com que os novos visitantes, se sintam bem-vindos.

Mais ajuda e aconselhamentos

Não tenha medo de pedir ajuda!

Se você tiver problemas a qualquer momento, e não tem certeza de como fazer as mudanças que você quer para sua comunidade, ou quer ajudar a personalizar seu site, confira o chat da Central da Comunidade ou abra discussões. Se as coisas ficarem especialmente difíceis você sempre pode entrar em contato com a staff através de Especial:Contact

Criando juntos! 

Seria recomendável para iniciar uma comunidade, com uma equipe, e não olhar como um site pessoal. Então, lance uma discussão em um fórum e incentive seus amigos a contribuir. O mais importante: as pessoas se reúnem antes de configurar a comunidade em vez de depois, caso contrário, elas não verão a comunidade como a sua própria comunidade.

Construir uma comunidade é uma arte e não uma ciência!

Não se desanime. Assuma riscos, lembre-se você sempre pode apagar mais tarde. Entretanto, o mais importante: não se esqueça de se divertir! 

Mais ajuda e feedback

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória