FANDOM


O método de JavaScript global importArticles() fornece uma interface comum para incluir artigos que contem scripts ou estilos em uma comunidade.

A funcionalidade é similar aos métodos existentes importScriptPage e importStylesheetPage. Entretatanto, importArticles() pode importar artigos de comunidades externas, mesclar vários artigos em um, reduzi-los e enviá-los em só um pedido. Isso reduz tanto o tamanho do arquivo e do tráfego da internet, efetivamente fazendo uma comunidade com um número grande de arquivos adicionais para carregar mais rápido.

Uso

O método importArticles() depende das definições módulo para carregar artigos. Módulos são essencialmente um objeto JavaScript com propriedades chave/valor. As seguintes propriedades são necessárias em todos os módulos:

  • type (tipo) - Essa propriedade denota o tipo de artigos que esse módulo contém. Os tipos aceitos são:
  • articles (artigos) - Os artigos que você deseja importar. Veja a seção localizando artigos abaixo para mais informações sobre o que colocar aqui.

Qualquer número de módulos pode ser repassado para importArticles(). Entretanto, todos os artigos dentro do módulo devem ser do mesmo tipo.

Gtk-ok Texto do cabeçalho

Links gerados por importArticles() (e pelas técnicas avançadas descritas abaixo) e armazenados em cache por um máximo de 10 minutos. Então quando você fizer uma mudança você pode assumir que depois de 10 minutos todos os usuários verão a versão atualizada dos arquivos JS e CSS se importArticles() for usado.

Localizando artigos

Sintaxe simples é usada para localizar os artigos que você está tentando importar. É muito similar e compatível como interwiki links:

(Prefix:<WikiName>:)<Article>

Qualquer coisa dentro dos parênteses acima é opcional, e qualquer coisa dentro das chaves indica contribuição do usuário. Os dois pontos são usados para separar o código em diferentes segmentos para análise. Prefixos nos dizem o que você quer procurar no artigo e são geralmente seguidos pelo nome da comunidade, exceto no caso de uma comunidade local.

Artigos Locais

Artigos na comunidade local podem ser localizados por título da mesma maneira que você criaria links para eles normalmente. Eles não precisam de um prefixo ou do nome da comunidade. Por exemplo, se você quiser importar um artigo MediaWiki:Common.js, o seguinte funcionaria dentro do "importArticles":

MediaWiki:Common.js

Artigos externos

Artigos de comunidades externas podem ser localizados da mesma maneira que você criaria links para eles normalmente. Entretanto, diferentemente de artigos locais, artigos externos precisam de um prefixo e do nome da comunidade para determinar de qual comunidade você irá importá-los e como você identificará essa comunidade. O Fandom sugere procurar comunidades pelos URl. As procuras por URL são feitas pelo prefixo u. Por exemplo, se você quiser importar o artigo {{#NewWindowLink:http://dev.wikia.com/wiki/Highlight/code.css%7CHighlight/code.css}} da {{#NewWindowLink:http://dev.wikia.com%7CDev Wiki}}, este código deve funcionar dentro de uma declaração de importArticles:

u:dev:Highlight/code.css

Essa sintaxe também funcionará para wikis em outros idiomas. Por exemplo, se você quiser importar o artigo {{#NewWindowLink:http://it.onepiece.wikia.com/index.php?title=MediaWiki:Common.js%7CMediaWiki:Common.js}} da versão italiana da {{#NewWindowLink:http://it.onepiece.wikia.com%7COne Piece Wiki}}:

u:it.onepiece:MediaWiki:Common.js

Uso avançado

Por trás dos bastidores, o método importArticles() cumpre três tarefas necessárias:

  1. Gera um URL propriamente formatado para usar com ResourceLoader,
  2. Checa os módulos fornecidos para garantir que eles estão propriamente formatados
  3. Fornece comentários para o usuário em caso de erro.

Entretanto, o uso desse método não está diretamente ligado ao ganho de benefícios de combinar e reduzir vários artigos em um pedido. Se você quiser, você pode gerar o url manualmente e carregar os recursos de outras maneiras, tais como @import declarações em CSS ou jQuery.getScript em JavaScript.

Embora haja muitos parâmetros que você possa incluir no URL, os seguintes são provavelmente os mais úteis:

Parâmetro Descrição
mode Diz ao ResourceLoader que nós carregaremos artigos. Deve estar configurado para "articles."
articles A lista de artigos. Se vários artigos forem fornecidos, eles devem estar separados por uma barra vertical "|".
only O tipo de artigos que serão importados. Deve estar configurado para "scripts" ou "estilos".
debug Esse parâmetro não é necessário por padrão mas pode ser configurado para "true" para desabilitar a redução mais permitir que os erros sejam mais facilmente encontrados nos artigos importados.

No final, você deverá ter um URL que se parece com isso:

/load.php?mode=articles&articles=One.css|Two.css&only=styles

Que também pode ser usado juntamente com @import, dessa maneira:

@import url("/load.php?mode=articles&articles=One.css|Two.css&only=styles");

Exemplos

Importar vários Importing multiple script articles, one from the local community and one from an external:

importArticles({
    type: "script",
    articles: [
        "MediaWiki:MyCustomJavaScript.js",
        "external:dev:MediaWiki:External_include.js"
    ]
});

Importing multiple style articles, one from the local community and one from an external:

importArticles({
    type: "style",
    articles: [
        "MediaWiki:Common.css",
        "external:starwars:MediaWiki:External_include.css"
    ]
});

Importing multiple modules in a single method call:

importArticles({
    type: "script",
    articles: [
        "MediaWiki:MyCustomJavaScript.js",
        "external:dev:MediaWiki:External_include.js"
    ]
}, {
    type: "style",
    article: "MediaWiki:Common.css"
});

Exemplos alternativos de sintaxe

O método importArticles() também aceita uma sintaxe simplificada e alternativa para casos de uso comum. Para melhor conveniência, importArticle() também está definido.

importArticle({
    type: "style",
    article: "MediaWiki:Common.css"
});

Veja também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.