FANDOM


Quando você cria uma nova comunidade, você deve considerar se uma comunidade com esse tópico já existe. Por exemplo, se você quiser começar uma comunidade para documentar informações sobre Star Wars, pergunte a si mesmo como a sua comunidade pode oferecer algo diferente da Star Wars Wiki. Se a sua idéia não oferece nada de novo, nós sugerimos que você não crie uma nova comunidade, mas que você colabore nas comunidades que já existem.

Encontre um tópico específico

Vamos continuar a usar o exemplo de Star Wars. Criar uma comunidade com a intenção de servir como uma fonte extensa de informações provavelmente não irá gerar nenhum resultado. A Star Wars Wiki começou há muitos anos atrás e já documenta a maioria das informações da franquia Star Wars. Por causa disso, se você quiser criar uma comunidade sobre Star Wars, você deve encontrar um tópico específico dentro do universo de Star Wars ao invés de criar uma comunidade generalizada.

Crie e promova singularidade

Você criou uma comunidade mais especializada. Digamos que a sua comunidade se chama Jedi Wiki e que o seu objetivo será fornecer informações sobre os Jedis. Há várias coisas que você pode fazer com um tópico como esse, mas você precisa promover o fato que o seu tópico oferece algo que a comunidade principal não tem. Para fazer isso, você precisa oferecer algo único.

Se o resultado final do seu esforço para criar uma comunidade especializada é cobrir exatamente a mesma informação da comunidade principal, a sua comunidade se torna desnecessária. O objetivo é oferecer algo que a comunidade principal não tem.

SWTORWiki

Star Wars: The Old Republic é um exemplo de uma comunidade bem-sucedida que encontrou um tópico personalizado

Quando você encontrar o tópico, você terá que promovê-lo. Esclareça na sua página principal como a sua comunidade é diferente da principal. Você não precisa listar as diferenças necessariamente, mas use palavras-chave que façam o leitor entender as diferenças. Por exemplo, uma comunidade de videogame como The Old Republic pode dizer algo como "uma fonte extensiva para jogadores", que mostra que a comunidade é para jogadores e não para pessoas procurando informações sobre a história de Star Wars.

Da mesma maneira que você pode atrair atrair contribuidores para o seu site, considere como a sua comunidade é promovida em geral. Se você tem uma página no facebook ou no twitter, promova a comunidade de uma maneira que destaque a singularidade do site. Se você estiver promovendo uma comunidade como The Old Republic, promova-a de uma maneira que almeje jogadores. Dessa maneira, a sua audiência principal saberá qual é o seu tópico principal.

Comece uma parceria com a comunidade principal

Uma das melhores maneiras de promover a sua comunidade é ter uma relação amigável com a comunidade principal. Vejamos como exemplos as comunidades sobre Star Wars. A Star Wars Wiki lista Wiki Star Wars Fanon e Star Wars Battlefront como sites parceiros. Isso os dá um lugar notável na página principal, e reconhece o fato que essas comunidades compartilham o mesmo tópico geral, mas oferecem coisas diferentes aos leitores e contribuidores.

Disputas

É claro que parceiras nem sempre acontecem. Pode ser que a comunidade principal queira ser a única fonte sobre tudo de um tópico, e eles podem não gostar que outra comunidade esteja tentando competir com isso. Você não precisa se preocupar com isso. Mesmo que a sua comunidade seja sobre o mesmo assunto, não há nada inerentemente errado com isso.

Se você se encontrar no meio de uma disputa, a melhor coisa a fazer é ignorar a não ser que isso se torne um problema na sua comunidade, e nesse caso você tem ferramentas de administração para lhe ajudar. Você também pode Ajuda:Contatando o Fandom para ajuda e conselhos. Lembre-se que você pode criar uma comunidade sobre um assunto que já existe, só tente torná-la diferente como mencionado no começo da página.

Para os que estiverem reclamando sobre a existência de uma nova comunidade: a não ser que a nova comunidade esteja copiando diretamente conteúdo da sua comunidade sem atribuir a fonte, não há porque você reclamar dela. Se você estiver com raiva ou chateado, a melhor coisa a fazer é deixar para lá. Você já tem uma comunidade estabelecida e bem-sucedida, então você não tem nada a temer.

Ao invés de discutir, tente criar uma parceria. É o melhor para todos!

Veja também

Mais ajuda e feedback

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.