FANDOM


Às vezes, você precisa exportar páginas de uma wiki para outra ou de uma instalação da MediaWiki de fora para cá. MediaWiki, o software base que o Fandom usa, fornece a página Especial:Export que permite que você crie um arquivo XML que contem as páginas que você escolher. Qualquer um pode exportar, mas somente administradores podem usar Especial:Import.

Antes de exportar

Special:Export é a maneira mais fácil de adicionar uma série de artigos de um site na Wikimedia para outro site WikiMedia. Quando os artigos são importados, as informações de licenciamento e atribuições são transferidas, tornando o conteúdo compatível com a CC-BY-SA.

Dito isto, nem sempre é aconselhável a exportar o conteúdo de um site. O conteúdo deve ser exportado para a comunidade que o usará possa usá-lo de uma maneira nova ou em um contexto diferente (por exemplo, importar a página da Marvel sobre Thor em uma comunidade sobre o filme Thor ou importar uma série de páginas de uma comunidade em inglês em uma comunidade internacional para que elas possam ser traduzidas mais facilmente).

Como regra geral, lembre-se de os usuários contribuíram nas páginas que você está exportando e esperam que elas sejam usadas para expandir e informar. Importar páginas simplesmente por exportar não é aconselhável.

Passo-a-passo

Como lidar com a "colisão"
Quando você importar conteúdo você pode se deparar com páginas de comunidades diferentes com o mesmo nome. Nesse caso, uma das páginas terá que ser renomeada ANTES da exportação/importação - não há como fazer isso depois. Um aviso: se você esquecer de fazer isso, os históricos de edições dos artigos serão combinados em um só.
Gerar uma lista de artigos
A maneira mais simples de se obter uma lista de artigos é usar o campo "Adicionar páginas da categoria:" no topo da página Especial:Exportar, que automaticamente listará os artigos nessa categoria na página de exportação.
Se isso não for possível, você pode copiar e colar listas dos títulos de artigos de uma página de categoria, Especial:Todas as páginas, uma lista DPL ou qualquer outra fonte de títulos de páginas. Você deve incluir o namespace se você desejar exportar qualquer página que não esteja no namespace principal.
Se a lista for muito longa, ou se as páginas tiverem muitas revisões, você provavelmente precisará dividir a lista em outras menores, já que a MediaWiki não pode importar arquivos XML maiores do que 1.8MB.
Escolha se você quer incluir os históricos de página ou não.
Incluir os históricos de página é quase sempre a escolha certa, já que faz com que a atribuição Creative Commons seja muito mais simples. A não ser que você tenha uma razão específica para querer somente a última versão, não marque "Incluir apenas a revisão atual, não o histórico inteiro".
Escolha se você quer incluir predefinições ou não.
Marcar essa opção irá exportar todas as predefinições e sub-predefinições necessárias na página. Se você não exportá-los, as páginas podem não aparecer corretamente quando importadas. Você pode precisar adicionar as predefinições ao site de destino mais tarde, ou editar as páginas para remover os códigos das predefinições.
Salve o arquivo exportado.
Marque "Salvar como um arquivo" para a exportação para o seu computador como um arquivo XML.
Importe o arquivo na nova comunidade.
Vá para Especial:Importar na comunidade destino e clique no botão "choose file" para encontrar o arquivo XML no seu computador. As páginas importadas serão listadas em Mudanças Recentes e adicionadas no Especial:Log/import.
Dê crédito, como exigido pela licença
Novas comunidades tem a página Predefinição:Wikipedia automaticamente; você pode adicionar {{Wikipedia}} no fim da página que você importou para fornecer a atribuição exigida para tudo que é copiado da Wikipedia. Você também pode criar cópias dessa predefinição para outras fontes.
Faça mudanças na sua comunidade
Depois de importados, você pode mover/renomear os artigos, e editá-los como qualquer outra páginas. O mais importante de tudo é que as páginas combinem com a sua comunidade

Mais ajuda e feedback