FANDOM


Administradores, também chamados de "admins", são usuários que possuem ferramentas adicionais para ajudar a comunidade com funções de manutenção da wiki mais avançadas (como eliminar e proteger páginas), bem como ferramentas de policiamento como a capacidade de bloquear usuários. Isso fornece aos admins grande poder, mas, às vezes, várias perguntas surgem, como qual deveria ser o papel de um admin e como esse poder deveria ser aplicado. Admins devem ser os chefes de uma comunidade ou eles devem ser algo diferente?

Admins devem servir à comunidade

Esta ideia é um cenário ideal e pode não ser o mais prático se você tem um grupo muito pequeno de usuários trabalhando numa wiki, mas é um objetivo ao qual você deve aspirar. O que isso significa é que admins não fazem as regras nem realizam decisões unilaterais, mas utilizam as ferramentas à sua disposição para efetivar a vontade da comunidade.

GeneralAssembly

Comunidades devem se unir para discutir problemas e fazer decisões, em vez de deixarem que isso seja feito por um pequeno grupo de admins.

Tomemos a Star Wars Fanon como um exemplo. Uma das políticas centrais que existe lá é o Manual de Estilo, que resume a forma como os artigos precisam ser formatados e interligados na wiki. Esta não foi uma política criada apenas pelos admins, mas, sim, uma que teve contribuições da comunidade e foi votada pela comunidade antes mesmo dela ter sequer se tornado uma política. Quando um admin da Star Wars Fanon faz valer essa política, ele não está impondo as suas próprias ideias arbitrarias em relação ao que você deve fazer. Ele está querendo dizer que "isso é o que a comunidade gostaria que você fizesse." Isto é bastante importante, porque cria uma via democrática na wiki.

Como em uma democracia, quando uma comunidade do Fandom vota em decisões em vez das decisões serem feitas por um admin, constitui-se um importante elo entre admins e a comunidade que mostra que a comunidade é quem faz as decisões mais importantes na wiki. Admins possuem muitas ferramentas extras de edição que não-admins não possuem, mas isso coloca os admins na posição de não serem a parte mais importante de uma comunidade.

Admins devem ser sempre vistos não como chefes ou ditadores, mas como guias que não são mais nem menos importantes e influentes que qualquer outro usuário na wiki. Todos os usuários nas wikis devem ser equiparados, até mesmo aqueles que têm algumas ferramentas de edição extras. Afinal, se os admins fossem as únicas pessoas importantes na wiki, então não haveria a necessidade de usuários. Isso certamente dificultaria a tarefa de construir uma comunidade! O título de administrador não significaria nada se não houvesse os não-administradores que constituem a maior parte de uma comunidade, pois os admins estão lá para servir a ela.

Admins devem ser guias amigáveis

Estabelecemos agora que admins não devem ser ditadores, e que o centro das decisões deve ser toda a comunidade de usuários. Você pode estar se perguntando, no entanto, que se os admins não existem para fazer todas as decisões, o que eles podem realmente fazer além de apertar botões?

Admins frequentemente são aqueles que interagem com o maior número de membros da comunidade. Isso ocorre porque eles precisam fornecer avisos, fazer correções ou, em certos casos, bloquear usuários. Contudo, antes de um admin sequer chegar nesse ponto, é uma boa ideia permanecer útil e tentar guiar usuários, mesmo um por um, para alcançar um entendimento maior das regras decididas pela comunidade. É com isso que eu quero dizer quando eu digo que admins devem ser guias - eles devem estar dispostos a dar um suporte mais detalhado aos usuários na medida em que eles aprendem a contribuir e entender melhor as políticas locais.

RoadSignDirection

Admins são ajudantes amigáveis que podem guiar os usuários para que eles se tornem editores incríveis.

Vamos criar um cenário onde um usuário não está formatando corretamente uma determinada página. Talvez haja certos itens que precisem ser colocados em itálico ou provavelmente há regras gramaticais e ortográficas específicas (Português do Brasil vs. Português de Portugal, por exemplo) como as que existem na Star Wars Fanon. Vamos ver de um lado como um admin pode engajar um usuário quanto a isso:

Olá. Por favor, leia as nossas recomendações para a formatação de artigos. Suas edições recentes não seguem as nossas regras, e você precisa lê-las e segui-las quando você fizer as suas próximas edições. Infrações futuras poderão levar a um aviso oficial de um administrador ou a um bloqueio por um curto período de tempo. Agradecemos a sua cooperação.

Aqui está uma outra forma:

Oi! Eu estive seguindo algumas de suas edições e vi que você tem feito um bom trabalho até agora, mas há algumas coisas que poderiam ser melhoras para que sigam as nossas recomendações para formatação de artigos. Primeiro, certifique-se de que você está usando a ortografia padrão. Nós usamos o Português do Brasil aqui, logo uma palavra como "acção" deve ser escrita como "ação" nos artigos. Certifique-se também de deixar em itálico os títulos dos filmes aos quais você faz referências no seu artigo, como Star Wars no lugar de Star Wars. Eu sei que as regras podem parecer um pouco exigentes, mas estou aqui para ajudá-lo. Sinta-se à vontade para me deixar uma mensagem quando você quiser, e eu ficarei feliz em lhe dar uma mão. Obrigado!

Se você tivesse de escolher entre esses dois estilos, qual você iria preferir? Em termos de ser útil, o segundo estilo sem dúvida parece ser melhor que o primeiro. O primeiro faz uma declaração genérica sobre como alguém não está seguindo as regras, mas não diz como. Isso ameaça o usuário em vez de lhe oferecer assistência, o que pode ser bem desencorajador - especialmente para novos editores. Esse estilo também passa uma ideia mais mecânica e nem tão pessoal, como se um robô tivesse escrito a mensagem em vez de uma pessoa real.

O segundo estilo, todavia, é bem mais útil, porque mostra exatamente ao usuário o que precisa ser melhorado, e como ele pode melhorar. Além disso, mostra claramente a ele que é possível pedir ajuda quando ele achar necessário, sem incluir ameaças. Se o usuário ignorá-lo mesmo depois de tentativas múltiplas de fornecer auxílio como essa, então você poderá, é claro, passar a lhe dar avisos. Só não faça isso logo de cara. Desta forma, você pode ajudar os usuários e guiá-los a fim de que eles se tornem grandes contribuidores.

Admins são essenciais!

Totalmente. Você não quer confundir consideração com a comunidade com irrelevância. Admins são os parceiros dos usuários, de igual para igual, mas eles também têm um papel crucial em certificar que uma wiki está operando suavemente. Os admins podem não fazer todas as decisões, mas eles podem ser realmente bastante úteis em certificar que os usuários sabem como seguir as regras locais e cumprir com as tarefas básicas de administração como eliminações e bloqueios, o que pode fazer com que o papel de um admin pareça mundano às vezes.

E se eu precisar de mais ajuda?

Há muitos outros recursos disponíveis para você! Nossas páginas de ajuda possuem ótimos resumos de todos os aspectos do gerenciamento de wikis. Sinta-se à vontade para acessar o nosso fórum comunitário onde usuários pelo Fandom podem lhe dar a assistência que você precisa. Você pode também considerar acessar o Chat da Central da Comunidade.

Veja também

Mais ajuda e feedback