FANDOM


DoNotFeedTroll

Uma das lições mais importantes para se aprender on-line é "não alimente os trolls". Essa ideia é semelhante ao conceito milenar de como lidar com um usuário bully que está olhando para a atenção e qualquer reação que você der dará a eles exatamente o que querem.

O que é um troll?

"Troll" é um termo calão da internet referindo-se a um indivíduo que muitas vezes envia o que são observações controversas ou inflamatórias, essas observações também podem ser tão simples como uma irrelevante ou fora de tópico mensagem ou uma comunidade online com a intenção de provocar nos outros usuários uma resposta odiosa para perturbar a comunidade. Seja cauteloso, embora; "trolagem" é subjetiva. O que um usuário considera como um comentário trolador pode ser visto por outros como uma contribuição legítima, mesmo que seja um tanto controverso. Assuma a boa fé até que se prove o contrário.

Outra forma de troll é o "vândalo", alguém que deliberadamente vandaliza ou desfigura uma wiki e/ou páginas do Fandom. Isso pode ser não vulgar ou rabiscos não explícito, ou tão ruim como conteúdo explícito e vulgaridade. "Spammers" também podem ser semelhantes aos vândalos, deixando anúncios para outros sites sobre artigos não relacionados, páginas de discussão e fóruns.

Como posso lidar com esses usuários?

Se você sabe que um usuário está agindo de má-fé e trolando, vandalizando ou fazendo spam, não "os alimente" com respostas emocionais, excesso de reações e outras respostas ofencivas. Nunca envolva um vândalo ou um troll na conversa e nunca exija que ele "pare de vandalizar ou enfrente as consequências." Vândalos sabem que eles estão quebrando as regras, então tudo isso faz com que eles sejam reconhecidos e lhes dá a atenção que eles estão procurando. Reações animadas e dramáticas incentivam-os a continuar ou aumentar seu mau comportamento, para ver o quão chateado você ficará. Soa infantil? É. Lembre-se de não responder na mesma moeda.

Então, o que você faz? Obviamente em comunidades, administradores e os usuários ajudantes têm de reagir um pouco, mas essas reações devem ser o mais calmo e limitado possível. Tudo que você precisa fazer é corrigir a bagunça. Há três coisas simples de fazer: reverter, bloquear e ignorar. Reverter as más edições que fizeram para restaurar a página de volta ao que era antes deles a vandalizarem e bloquear o usuário problema para que eles não possam continuar as suas edições ruins.

Em seguida, vem o que pode ser a parte mais difícil: ignorá-los. Você bloqueou e reverteu suas edições. Você não precisa fazer mais nada se não voltar a fazer o que todos nós estamos aqui para fazer - fazer comunidades recursos fantásticos para todos que amam seus súditos!

E se eu precisar de ajuda?

Mais frequentemente que antes, usar o método de "reverter, bloquear, ignorar" e voltar aos negócios de costume na comunidade. De vez em quando, porém, vândalos colocam o suficiente de um problema que os administradores locais precisam de apoio adicional, então eles podem entrar em contato com a equipe do Fandom para obter ajuda com o bloqueio ou reparos.

Você tem algum conselho a mais?

Tem havido uma série de métodos para lidar com usuários problema como este, alguns métodos que eram bons e alguns que não eram. Aqui estão alguns métodos que não são a forma adequada para lidar com essas situações:

  • Criação de páginas, modelos ou categorias que "Marcam" vândalos e trolls. Esta é uma tentativa de boa fé em deixar as pessoas sabem onde estão os vândalos, mas ela só dá aos trolls o reconhecimento que eles estão procurando.
  • A criação de grupos "anti-vandalismo" e campanhas. Para muitos vândalos e trolls, eles consideram o que eles fazem como sendo um jogo. Ao criar grupos e campanhas como esta, você acaba jogando o jogo e os trolls decidem se divertir mais, continuando as suas edições ruins.
  • Deixando palavras de raiva ou depreciativos em mensagens de bloqueio e/ou páginas de discussão. Isso pode incentivar encrenqueiros a voltar e retaliar, a fim de "obter a última palavra."
  • Se o usuário vandaliza uma página pela primeira vez, é uma boa ideia revertê-la e dar um aviso ou lembrete antes do bloqueio. Se o usuário continuar a vandalizar, é uma boa escolha contatar quaisquer administradores ativos para que eles possam bloquear o usuário ou bloqueá-los a si mesmo se você for um administrador. Além disso, se o usuário vandaliza mais de uma comunidade, é uma boa ideia dizer a equipe do Fandom ou os VSTF para bloquear globalmente o usuário.

Mais ajuda e feedback