FANDOM


Otimização para Sites de Busca ou Search Engine Optimization (SEO) é um campo que visa aumentar a visibilidade e as visitas de um site através de colocação em resultados de páginas em sites de busca. As melhores práticas estão constantemente mudando e melhorando; técnicas que funcionavam no começo da internet se tornaram fundamentais para ser indexado.

A melhor maneira de ter melhores resultados nos sites de busca é construir conteúdo único e interessante, e compartilhar online com outros que são tão apaixonados pelo assunto quanto você é. O Google e os outros sites de busca usam algoritmos complexos que consideram mais de 200 fatores antes de classificar as páginas em ordem de relevância e utilidade. Comunidades que conseguem aparecer na primeira página (ou no primeiro lugar!) são consideradas autoridades no assunto.

O valor assinalado a cada fator é mantido em segredo para desencorajar os que querem passar a frente, e estes valores mudam frequentemente para acompanhar o comportamento dos usuários, como o aumento no uso de aparelhos móveis, por exemplo. Essas mudanças fizeram algumas mudanças se tornar obsoletas com o tempo, mas tanto comunidades antigas e novas do Fandom podem se beneficiar de algumas melhores práticas para SEO.

Antes de explorar as qualidades que os sites de busca procuram para um bom resultado, seria útil entender como as imagens e páginas de artigo em uma comunidade aparecem no index de busca.

Rastreamento e and Indexação

Os robôs dos sites de busca rastreiam a internet e constroem um index.
Spidey

O Homem-Aranha e as aranhas tem muito em comum.

Rastreamento é o primeiro passo no que diz respeito a indexação. Os sites de busca enviam robôs (também conhecidos como "aranhas") que acessam cada site como um usuário extremamente rápido, e escaneam títulos de páginas, nomes das imagens e checam o uso de palavras-chaves comuns a outros documentos usados no seu índice.

Sites de busca usam a informação do rastreamento para decidir quais páginas devem ser adicionadas a base de dados. Lembre-se que os resultados de busca são listas incompletas de documentos disponíveis sobre um tópico em particular, então eles não mostram tudo que há na internet. Na verdade, a base de dados dos sites de busca escolhem informações específicas para que bilhões de páginas possam ser acessadas em uma fração de segundos.

Então como uma comunidade pode garantir que as suas páginas sejam indexadas e classificadas melhor do que as outras? Isso começa com o conteúdo da página.

Elementos na página

Os elementos da página que afetam o SEO vão de estrutura do URL a velocidade que a página carrega, mas algumas das coisas mais importantes são elementos que estão nas mãos de membros da comunidade como você.

Uso das palavras-chave e colocação

No começo da internet, os sites de busca quebrava as buscas em palavras-chaves e procuravam por resultados exatos. Hoje, o Google utiliza busca semântica para compreender o objetivo da busca de um usuário e ajudar na diferenciação. É por isso que buscas por "Homem-Aranha" e "Homem Aranha" geram os mesmos resultados, e a razão pela qual a busca "Nashville" mostra o que fazer em Tennessee, enquanto "Elenco de Nashville" mostra a filmografia de Connie Britton.

RoboCopPosterArt001

Robô robôs máquinas policial Robocop?

Já foi uma prática comum em SEO incluir blocos de termos relacionados em uma única página, mas hoje está técnica faz com que os sites de busca achem que você é um robô! Os algoritmos modernos preferem uma linguagem natural humana e são resistentes ao sites que tem conteúdo gerado automaticamente.

Considere a página que está sendo criada ou editada e se pergunte: "Se eu quiser encontrar esta página usando um site de busca, que palavras eu usaria?". Estes são os melhores termos para incluir no nome do seu artigo. É importante incluir sinônimos quando apropriado (ex: Grand Theft Auto, carros GTA, veículos GTA, carros em Grand Theft Auto), mas cada uso deve soar natural.

O conteúdo é marcado como relevante quando é corresponde parcialmente ou exatamente às buscas, então pesquisas de palavras-chaves podem ser úteis na decisão de que palavras devem ser incluídas.

Steven Rogers (Earth-616) from Avengers Vol 5 37

Nomes de imagens genéricos põe a missão em perigo

Nomes de arquivos e descrições

Google e outros sites de busca estão melhorando no que diz respeito a vídeos e imagens, mas bines de arquivos e descrições enviam sinais fortes e claros para os robôs. Esta prática também ajuda aos usuários cegos que usam leitores de tela para acessar o Fandom.

Por exemplo, o nome do arquivo dessa foto deve incluir "Steve Rogers" e/ou "Capitão América". A descrição da imagem deve incluir mais detalhes como "Comandante Steve Rogers em Os Vingadores Vol 5 Edição 37".

Links

Criar links internos melhora a experiência de usuário e ajuda os robôs a encontrar e catalogar o conteúdo. Lembre-se que as aranhas de busca acessam as páginas através de links.

Imagine um visitante que está aprendendo sobre esse tópico pela primeira vez. Quais seriam os links onde ele clicaria para aprender mais? Este é o lugar onde você deve adicionar um link.
Voldemort Tom Riddle

Tom Marvolo Riddle,o Lord Voldemort.

  • Não exagere. Estima-se que os robôs de busca sigam 100-200 links (incluindo os no cabeçalho e no rodapé) antes de desistir
  • Misture o texto de âncora (texto visível no link) onde for possível pela comunidade, mesmo se você só criar um link por página. Um artigo sobre Harry Potter pode ser ligado ao artigo sobre Voldemort de "O Dark Lord" ou "Você-Sabe-Quem".
  • Use a página Especial:Insights na sua comunidade para encontrar artigos sem links e limpar os links vermelhos na seção "páginas pedidas".
  • Categorias constroem a arquitetura de uma comunidade e ajudam humanos e robôs a entender a relação entre páginas, então use Especial:Insights para encontrar e organizar páginas sem categorias.

Preocupações fora da página

Por mais estranho que isso possa parecer, quase metade do potencial de classificação de uma comunidade vem de fatores que não podem ser controlados diretamente. Ser o primeiro a publicar sobre um assunto, ganhar (não comprar) links de outros sites de respeito ou se tornar o tópico de discussão em redes sociais pode ter um impacto significativo na classificação.

Já foi possível guiar os robôs postando links para uma nova comunidade em diretórios, fóruns e comentários em blogs, mas hoje a maioria desses sites automaticamente adicionam uma atribuição rel=”nofollow” que diz aos robôs de pesquisa para não passar o valor daquele link de volta a sua comunidade.

As melhores práticas para comunidades individuais são apoiar e encorajar novos contribuidores e focar em construir conteúdo de qualidade.

Videoaula