FANDOM


Ninguém gosta de seguir regras, mas regras são importantes na maioria das organizações. Wikis não são diferentes. A maioria das comunidades tem políticas que falam sobre que tipos de páginas você pode criar, como você deve agir no chat, ou como e porque um administrador pode te bloquear. Em geral, as políticas são simples códigos de conduta para garantir que as wikis não tenham muitos problemas.

As políticas devem ser criadas quando há necessidade. Elas formam um manual de estilo para páginas para que as pessoas saibam como contribuir. Elas explicam que vandalismo, spam e "trolls" não são aceitos. Elas garantem que as pessoas são educadas e respeitam uns aos outros no chat. Há vários tipos de políticas que podem ser criadas, mas é importante ressaltar algumas coisas:

Uma regra deve alcançar um objetivo

Políticas devem ser visões gerais claras e concisas que guiam o processo de edição e interação na comunidade. Para que elas sejam bem-sucedidas, as políticas devem ser soluções práticas para problemas reais.

Mantenha-as simples

Crie regras que são simples para que elas possam ser entendidas facilmente pelos usuários. Se a sua wiki tiver muitas políticas, os usuários começaram a ignorá-las. Quem quer ler 30 regras? As pessoas começarão a ignorar as mais importantes, como manuais de estilo que ensinam como criar e formatar páginas.

Se você quiser criar políticas, verifique que elas são realmente necessárias. Olhe na área de edição da wiki ou interação na comunidade. Essas áreas são um problema? Se não, não há porque tentar consertar algo que não está quebrado. Se for um problema: a política que você está tentando implementar é uma solução prática? Se não, considere torná-la mais simples. Isso nos leva a um ponto importante.

Defina expectativas realísticas para a sua wiki

Se você espera que as pessoas aprendam as suas políticas rapidamente, não estabeleça 20 conjuntos de regras logo no começo. Isso não é uma expectativa realística, especialmente para wikis novas. Se você acabou de fundar uma wiki, você não precisa de muitas políticas. Elas podem prejudicar o andamento da wiki se você tentar controlar tudo de uma vez. Permita que a sua wiki desenvolva naturalmente, e adicione novas políticas à medida que elas se tornem necessárias.

Você também precisa lembrar que as comunidades no Fandom são diferentes de muitos websites. Uma wiki não é um blog, uma rede social ou um fórum, mas tudo isso em um só lugar. Como o formato no Fandom é muito diferente, leva-se um tempo para aprender como usar o site corretamente. Nem todo mundo aprenderá com a mesma facilidade. É importante que os usuários tenham a chance de aprender nos seus próprios ritmos, desde que eles não interrompam a comunidade. É assim que usuários novos se tornam ótimos editores.

Conclusão

Em suma, é melhor que você mantenha as regras simples. Não tente resolver problemas que não existem. Evite dar instruções demais. Cada um aprende no seu próprio ritmo, então verifique que as regras são fáceis de aprender para os novos usuários.

Se você precisar de ajuda para criar as suas políticas, fique à vontade para conferir o nosso fórum, onde vários usuários podem lhe ajudar.

Leia mais

Mais ajuda e feedback