FANDOM


A Internet é um ótimo lugar para conhecer e interagir com os outros. Muitas pessoas encontram bons amigos online, e alguns até mesmo encontram o verdadeiro amor!

Mas também pode ser um lugar difícil e até mesmo perigoso. Você pode encontrar pessoas com intenções de prejudicá-lo de alguma forma. Isso pode incluir cyberbullying, fraudes ou mesmo predadores perigosos.

Mas você não deve deixar esses riscos impedi-lo de experimentar o lado bom da Internet, você só precisa tomar algumas precauções.

Mantenha sua informação particular

É muito importante não dar informações pessoais a ninguém. Isso inclui seu nome verdadeiro, seu endereço, seu trabalho ou endereço de escola, seu número de telefone - e outras coisas que possam ajudar alguém a identificá-lo offline.

Não acredite em todos

Sempre tenha em mente que a pessoa com quem você está falando pode não ser quem diz ser. Isso não significa que você tem que pensar que todo mundo está mentindo, mas não deixe que sua crença em alguém o impeça de tomar precauções sensatas como manter suas informações privadas.

Seja claro se estiver preocupado

Se alguém está deixando você desconfortável, ou pedindo para que você faça ou diga coisas que você não quer, conte isso para alguém de confiança. Se você achar que está em risco imediato, chame 911 ou seu equivalente local. Você também pode conversar com o staff do Fandom sobre o que está acontecendo, ou com alguém em quem você confia offline, tais como seus pais, professor ou conselheiro escolar.

Assuma o controle

Você pode estar no controle de sua vida online. Ninguém pode fazer você ter uma conversa ou experiência online que você não queira. Você pode bloquear pessoas no bate-papo, ou bloqueá-los de uma wiki (se você for um administrador), você pode ignorar os PMs ou mensagens no mural. Você pode se recusar a ser afetado por posts ofensivos e a ser envolvido em situações negativas.

Uma das habilidades importantes de aprender online é o poder de ignorar. Comentários maldosos destinam-se a machucar, e o remetente quer saber que você foi atingido. Então, se você ignora o comentário e se recusa a reagir, você vai estar fazendo exatamente o que o ofensor não quer. Isso é uma resposta poderosa.

Claro, para isso funcionar você precisa também aprender a não deixar que insultos o machuquem. Lembre-se, você é forte e pode optar por ignorar os insultos. Eles apenas representam alguém tentando fazer você se sentir mal. Não deixe!