Fandom

Wiki Community

Comentários3

Atualizações sobre a experiência móvel na Wikia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Dá pra acreditar? 2014 já está batendo na porta e nós estamos antecipando que nesse próximo ano, mais da metade das visitas na Wikia vão vir de dispositivos móveis. Para muitos de vocês, isso pode ser uma surpresa, especialmente quando pensamos que apenas há alguns anos atrás, as visitas de dispositivos móveis eram menos de 5% do total na Wikia. Mas a realidade é que cada um de nós agora tem a responsabilidade de assegurar que as nossas wikias estão prontas para o domínio inevitável do tráfego móvel. E não devemos tratar isso como uma mudança que temos que aturar, como uma oportunidade de desafio para atrair mais fãs do nosso trabalho. Caso você esteja curioso, aqui estão as estatísticas sobre tráfego hoje:

Nós estamos muito felizes em anunciar três atualizações, lançadas em 4 de dezembro, que vão nos ajudar a nos preparar para o próximo ano.

Atualização de Artigo/Conteúdo do Blog

A experiência atual da Wikia para a internet móvel em smartphone foi desenvolvida há dois anos atrás e tem sido suficiente, nos guiando pela jornada de cinco a quarenta por cento de tráfego móvel. Mas à parte das mudanças secundárias e dos consertos de bugs, não mudou muito. Nos últimos meses, o nosso time de internet móvel tem trabalhado muito para estabelecer uma base sólida para as novas funcionalidades do visual em Móvel. As seguintes funções vão ser incluídas:

Seções de artigos e blogs vão ser expandidas automaticamente:Atualmente, seções estão fechadas porque nós achamos que elas poderiam servir como Tabelas de Conteúdo e seria mais fácil de navegar pelos artigos nos smartphones. Mas ao contrário do nosso pensamento inicial, usuários não gostaram de ter que expandir seções constantemente para ler o conteúdo, e seções h2 fechadas não eram efetivas como Tabelas de Conteúdo para páginas com muitas subseções.
Uma nova Tabela de Conteúdos que vai onde você for: Isso vai ajudar a navegação pela página ficar mais fácil, permitindo que você pule de uma seção ou subseção onde quer que você esteja na página. É só tocar no botão da Tabela de Conteúdos para abrir o painel.
Atualização tipográfica:Nós pensamos com muito cuidado em como nós podemos encorajar visitantes a navegar pelo máximo de conteúdo (e voltar) fazendo com que a experiência seja boa. Pesquisa por detalhes tais como a quantidade média de palavras mostradas por linha foi crucial.
Artigo/Blog por linha: Como parte dos nossos esforços em assegurar para quem não estiver familiarizado com a Wikia que o conteúdo é gerado por usuários, a data e o nome de usuário do último editor de uma página aparecerá embaixo do título do artigo/blog. Se o editor for anônimo, "Anônimo" aparecerá em vez do endereço de IP. Nós não somos robôs. Quer dizer, a maioria de nós, pelo menos.
Padrão de caixa de informação suportado: Antes, lidávamos com as caixas de informação (infoboxes) de uma maneira não muito boa, aplicando estilo à primeira tabela na página com uma quantidade X de linhas e colunas. Nós agora vamos aplicar estilo a caixas de informação que contenham o termo "caixa de informação" (infobox). E também, por padrão, caixas de informação terão um máximo de 10 linhas para maximizar o uso do espaço-- caixas maiores podem ser expandidas para serem vistas como um todo. Nós vamos abordar o uso de padrões comuns similarmente no futuro. E se você tiver sugestões para padrões muito usados (ex: caixas de navegacão), não deixe de adicioná-las nos comentários abaixo.

Por favor, tenha em mente que nós estamos muito animados para o próximo lançamento, isso é simplesmente uma fundação para mais funcionalidades que vamos ver no começo do ano que vem. Vocês podem esperar por mais padrões, ferramentas de comunicação, temas e outras funcionalidades de contribuição que fazem sentido em smartphones como o rollback fácil e o upload de fotos.

Editor móvel de código

Falando em funcionalidades de contribuição, nós não queremos terminar o ano sem nenhuma forma de edição de artigos em smartphones. Todos nós sabemos como é quando vemos um erro em uma página e queremos mudar tudo imediatamente. E alguns de nós compartilharam o desejo de escrever parágrafos inteiros no smartphone.

Nós estamos lançando um editor de código experimental para usuários que estão logados na internet móvel. Você vai poder entrar na sua conta da Wikia e tocar em um botão em forma de lápis perto de uma seção h2 ou subseção. Tocar no botão de lápis perto de uma seção ou subseção abre uma tela de edição de códigos para a seção correspondente onde você quer fazer mudanças, ver uma página diferente, e prever a seção alterada antes de publicar. 

Nós encorajamos que vocês mexam com esse experimento para nos ajudar sobre como podemos melhorar o apoio para edição móvel.

Pré-visualização Móvel

Nós temos falado bastante sobre as melhores práticas para contribuições móveis simples, mas para ser honesto, nós nunca demos a vocês as ferramentas necessárias. Fazer a página principal e as páginas de artigos ficarem bonitas na resolução do computador e dos tablets já é difícil o suficiente. Fazer essas mesmas páginas ficarem bonitas em smartphones é mais difícil ainda, especialmente sem ter como prever as mudanças. Bem, tudo isso vai mudar agora.

Você poderá acessar a pré-visualização do editor fluido no seu computador e selecionar "móvel" no menu para ver como as mudanças ficarão em um smartphone. O que você selecionar no menu vai permanecer até que você mude ou recarregue a página, para que você não tenha que mudar constantemente sua seleção enquanto você está trabalhando na edição de uma página.

Por favor, compreenda que essas mudanças não mudam nada sobre práticas que temos compartilhado. Continue a usar essa página de ajuda como referência como referência. Como sempre, estamos sempre felizes em ouvir o seu feedback ou sugestões sobre os nossos produtos móveis, então fique livre para compartilhá-los na seção de comentários abaixo. Agora vamos nos animar para fazer de 2014 o melhor ano!

Boas festas!

Também no Fandom

Wikia aleatória