Fandom

Wiki Community

Comentários19

Como bloquear um usuário na sua comunidade da maneira certa

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Pare.jpg

Bloquear é um direito e uma obrigação de todos os administradores. É uma maneira de impedir que a comunidade continue a ser vandalizada ou de pôr fim às perturbações sociais.

O bloqueio em si não é difícil. Você encontra o link para fazer bloqueio na página de contribuições, ou pode ir a Especial:Bloquear na sua wiki e adicionar o nome da pessoa que você está bloqueando, fazer algumas escolhas e clicar em bloquear esse usuário.

O que é difícil é bloquear esse usuário da forma correta.

Quais são as suas opções?

As primeiras coisas em que você deve pensar são as opções na página de bloqueio. A primeira opção é provavelmente a mais importante - o tempo de duração do bloqueio. Aplicar o bloqueio mais longo possível é tentador. Afinal, você vai à página de bloqueio quando você está aborrecido com as ações de alguém. Mas isso faz com que o usuário não tenha uma chance de melhorar no futuro, e pode causar um antagonismo desnecessário. Se a duração do bloqueio for vista como “justa”, há uma chance maior de o usuário bloqueado perceber que ele(a) tem que se comportar melhor. Eu recomendo usar bloqueios infinitos muito raramente.

Um bom administrador deve considerar várias coisas ao escolher a duração de um bloqueio:

  1. É um bloqueio de IP que pode afetar outros mais tarde?
  2. Essa pessoa já foi bloqueada antes?
  3. A situação é muito séria?
  4. Há uma chance de que essa pessoa irá mudar seu comportamento depois do bloqueio?

Você também encontrará quatro caixas de seleção. A primeira “previne criação de contas’’. Infelizmente, o sistema de login compartilhado da Wikia significa que um usuário pode ir para outra wiki e criar uma conta. Mas não há nenhum problema em escolher essa opção.

A segunda opção é “prevenir que esse usuário edite a sua própria página de discussão enquanto estiver bloqueado”. Vale a pensa pensar duas vezes sobre isso. Às vezes, um bloqueio é injusto e ocorre por causa de um mal-entendido. Talvez a habilidade de usar o seu mural de mensagem possa esclarecer as coisas. Ou, se o bloqueio for válido, você poderá conversar com o usuário bloqueado e talvez consiga convencê-lo(a) de se comportar melhor. Não esqueça, se você permitir que a pessoa use o mural de mensagem, você precisará prestar atenção caso haja mensagens novas.

Geralmente, é uma boa idéia marcar a caixa “Bloquear automaticamente o endereço de IP mais recente usado por este usuário…”. Isso irá prevenir que qualquer sockpuppet edite, desde que ele esteja usando o mesmo IP da conta original.

“Impedir que usuários autenticados editem a partir deste endereço IP” é mais ou menos a mesma coisa do que a terceira caixa, mas é usado quando você está banindo um IP para prevenir que um usuário se registre para contornar o bloqueio.

Em ambos os casos, você precisa ter cuidado para não bloquear usuários que estão no mesmo intervalo de IPs. Isso geralmente acontece se as pessoas estiverem acessando a Wikia de uma biblioteca ou de algum lugar público. Se necessário, você pode ver e remover esses bloqueios automáticos visitando Especial:Registo de bloqueios.

Por que eu devo bloquear alguém?

Nós falamos sobre como bloquear, mas não sobre por que bloquear. A melhor (e alguns dizem única) razão de bloquear é para proteger a sua comunidade. Se for um bloqueio por vandalismo, ou porque alguém está perturbando a sua comunidade, o primeiro pensamento deve ser: "Como eu posso proteger a comunidade desse problema?"

Antes de bloquear, é melhor considerar outras maneiras de lidar com a situação. O mais óbvio é conversar. O vandalismo pode ser um mal-entendido. Um usuário infeliz pode ser acalmado com uma intervenção razoável. E embora o melhor seja não alimentar os trolls, pode ser que o que você como "trolling" seja alguém com problemas para se incluir na comunidade.

É também uma boa ideia dar avisos antes de bloquear. Se o problema for simplesmente vandalismo, então você precisa bloquear rapidamente, mas em situações que não são urgentes, um aviso talvez seja suficiente.

Em geral, é cada administrador quem decide quem bloquear e por quanto tempo. O staff geralmente não intervém em problemas em uma wiki. Muitas comunidades tem regras ou guias sobre bloqueio, o que torna a comunidade mais justa e consistente.

Use o poder de bloquear com cuidado, pense sobre a saúde da sua comunidade e você ajudar a construir uma comunidade que é justa, consistente, calma e feliz.

Quais são algumas das coisas que você aprender sobre como bloquear? Compartilhe os seus pensamentos nos comentários abaixo!


Post traduzido da Central americana. Para ver o post original, clique aqui.

Também no Fandom

Wikia aleatória