Fandom

Wiki Community

Comentários11

Não alimente os trolls

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

318px-Trolls1.jpg
Onde há uma comunidade com pessoas diferentes, as coisas começam a ficar difíceis. Há muitas razões para disputas e transtornos em uma wiki, mas hoje eu gostaria de falar sobre um específico tipo de problema: trolls e como lidar com eles.

A primeira pergunta é: o que é um troll?

Um troll é alguém que age de maneira inapropriada para obter reações. Trolar é o equivalente na internet de pregar uma peça. Trolls querem rir às custas dos outros.

A maioria dos vândalos são trolls. Não é só o vandalismo que importa para eles, é saber que as pessoas na wiki estão se aborrecendo. E quanto mais provas de que as pessoas estão aborrecidas, melhor! Sob a perspectiva do vândalo, não faz sentido em fazer bagunça se ninguém ver o que você fez. Eles querem criar confusão, ganhar reações e saber que estão recebendo reações.

Saber disso o garante a melhor defesa contra trollagem. Se o troll está procurando por uma reação, não dar atenção a eles é a melhor maneira de encorajá-los a prosseguir. Dessa maneira, o conselho mais importante seria "Não alimente os trolls", já que, não tem graça em pregar uma peça se você não vir nenhum resultado disso.

Imagine a cena: você equilibra um balde de água no topo de uma porta, se esconde atrás do sofá e espera a sua vítima entrar e aí... nada. Da próxima vez que você olhar, o balde vai estar de volta no armário, sua vítima já se secou e está lendo um livro. Tudo está de volta ao normal - e sem raiva ou risadas.

Esse é o efeito que você ganha quando você "reverte, bloqueia, ignora". A idéia é que você conserte o problema, e minimize os danos futuros com um bloqueio, mas não dê mais atenção ao troll. A técnica é sobre fazer tudo voltar ao normal, voltar a editar na sua wiki e não dar nenhuma satisfação ao troll pela sua piada sem graça.

Mas ignorar os trolls pode ser difícil. Geralmente nós queremos falar que aquela pessoa estava errada. Nós queremos fazê-los entender que eles estão fazendo coisas erradas, e que entendam porque estamos tão furiosos. O problema é que a raiva faz parte da "comida de troll". É uma das coisas que o troll quer, então reagir dessa maneira faz o troll voltar.

Então, não alimentar o troll significa:

  • Não se comunicar com eles sobre o vandalismo que eles fizeram
  • Não deixar opiniões mo mural de mensagens deles sobre o que eles fizeram
  • Não falar sobre o vândalo com outras pessoas em lugares em que o vândalo possa ver (lembre-se que eles provavelmente estão observando mesmo quando você acha que eles já foram embora)
  • Não falar ao vândalo que você está ignorando ou que não falará mais com ele - vá em frente e ignore

Às vezes, algumas wikis deixam mensagens padrões nas páginas das pessoas para avisá-los sobre o bloqueio, e não há problema com isso. Mas se você deixar uma mensagem, ela deve ser o mais calma possível: "Você foi bloqueado por vandalizar a página Breadcake" e muito melhor do que "Seu safado!! Você destruiu a minha página! Eu te odeio e você e toda a sua família vão sentir o gosto de minha vingança!!!!!

Uma última observação sobre isso: nem todos que se comportam mal é um troll. Eles podem estar reagindo sinceramente, mesmo que seja uma reação ruim. Eles podem ter limpado uma página porque realmente estão chateados com o conteúdo, ou porque eles não entenderam como wikis funcionam. Isso não quer dizer que o que eles fizeram é ok, mas alguém que faz isso pode estar precisando mais de ajuda do que ser ignorado. O truque é assumir que nem todos são maliciosos, mas que também eles podem ser. Se você oferecer ajuda calmamente, e o mau comportamento continuar ou piorar, então é possível que você esteja lidando com um troll. E aí você já sabe o que fazer...

480px-Trolls2.png
Por favor, não alimente os trolls.

Também no Fandom

Wikia aleatória