Fandom

Wiki Community

Comentários5

O administrador Zen

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Zenblog.jpg

Equilíbrio e calma são necessários para o administrador zen

O tópico de hoje foi sugerido pelo usuário 452. Nós já falamos sobre as características ideais de um admin, e sobre não alimentar os trolls. Entretanto, ainda não falamos sobre a melhor maneira de reagir quando usuários estão causando problemas na comunidade.

Embora esse post seja relacionado a "Não alimente os trolls", há algumas diferenças. Não alimentar os trolls é geralmente sobre não dar opiniões para quem quer criar problemas. Só que, às vezes, não é somente a atitude do administrador em relação aos trolls que conta, mas o seu efeito sobre a wikia e a comunidade.

Então, vamos conversar sobre a sua reação aos vândalos, usuários que não prestam atenção, aos que são sempre "do contra" às decisões da comunidade, aos que gostam de provocar os outros, ou aos que causam problemas na sua wikia - intencionalmente ou não.

Quando eu falei sobre as qualidades de um bom administrador, eu mencionei ter tato, ser amigável, e interagir com os outros. Você reconhece um bom administrador através das suas reações em situações difíceis. Reações calmas e atenciosas revelam um administrador capaz, respeitável e responsável. É fácil ficar com raiva de usuários "ruins", ou de outros que não são necessariamente ruins, mas te irritam e o deixam com raiva. Você pode até se sentir melhor quando grita e os insulta, mas se estamos sendo sinceros, essa atitude também coloca os admins e a wikia em uma situação ruim.

Uma opinião é que usuários problemáticos não merecem cortesia ou educação, mas isso não é verdade. Se os vândalos não merecem educação, pelo menos o resto da comunidade merece. E se você está "temperando" a sua comunidade com palavras de baixo calão, você está desrespeitando os seus visitantes e os seus contribuidores. Você também está apresentando um tom ruim para a wikia como um todo. Se os admins xingam outros usuários, o resto da wikia vai fazer o mesmo. Ou pior, o resto da comunidade o verá como um admin hipócrita em quem não se pode confiar.

O tipo de linguagem problemática a qual estou me referindo pode variar de palavrões até um abuso direto, ameaças e discursos raivosos. Em notas de bloqueios, eu já vi de tudo, de "você é horrível!" até discursos extremistas sobre a família dos vândalos e ameaças de encontrá-los e matá-los! Obviamente, o último não somente é ofensivo, como contraproducente, e também é contra os Termos de Uso. Calúnias homofóbicas e racistas também são contra os Termos de Uso, e staff pode interferir em qualquer situação onde o abuso está fora de controle.

É melhor ficar calmo e se apegar aos fatos sempre que você tiver que lidar com um usuário problemático. Procure pelo seu lado "zen" e reflita antes de reagir. Quanto a bloqueios, resumos de edições e mensagens similares, simplesmente relate os fatos sem tentar ofender ou adicionar opiniões, ou tentar se vingar. "Bloqueio por vandalismo" é sempre melhor do que "bloqueado por ser um idiota!!!!!".

Quando você tiver que falar com alguém que está causando problemas - talvez no mural de mensagens, ou no fórum - sempre seja a pessoa superior e aja com educação mesmo que os outros não façam o mesmo. Outra técnica que eu acho útil é fingir que o que eles estão dizendo é educado, e responder com gentileza. Você poderia responder a uma mensagem como "Eu te odeio!!!" como se, na verdade, o usuário tivesse dito "Eu estou com raiva e frustrado" - e então responder como se isso fosse realmente o que ele disse.

Para resumir:

  • Não permita que a sua raiva e frustração influenciem as suas palavras na wikia;
  • Mantenha os resumos de edições, razões de bloqueios, e outros comentários neutros e educados;
  • Lembre-se que você não está falando somente com o vândalo, já que toda a comunidade pode ver o seu comentário;
  • Lembre-se que comportamento abusivo em relação aos outros é contra os Termos de Uso, e isso se aplica aos dois lados da disputa;
  • Lembre-se que a sua reputação é importante, e que o melhor jeito de manter a sua reputação é manter as suas atitudes justas e razoáveis!

Você tem bons exemplos de mensagens calmas e razoáveis em resposta a provocações? Quais administradores você admira mais pelas suas reações quando alguém se comporta mal?

Você pode ver o post original aqui.

Também no Fandom

Wikia aleatória