FANDOM


Este é o primeiro post de um blog composto de duas partes. A segunda parte será publicada nesta sexta-feira.

O FANDOM evoluiu de forma muito significativa nos últimos anos. Nós falamos muito sobre ser um destino completo para os fãs, uma ideia que continua a guiar a maneira como construímos nossos produtos. O trabalho de modernização em 2017 foi, em grande parte, para alcançar uma audiência maior e esse trabalho continuará ao longo de 2018. Mas o que exatamente significa ser um destino completo para os fãs?

O que é o FANDOM?

Esta pergunta está no centro do que nós estamos falando hoje. A maioria das pessoas lendo este blog são editores de wikis e editar wikis é onde suas paixões e interesses estão enraizados. Mas há também uma comunidade inteira de fãs buscando todo o tipo de conteúdo e o FANDOM empenha-se em assegurar que tem algo para todos. Uma de nossas marcas mais importante é Inclusão e nós estamos aqui para oferecer experiências para todos, dos editores de wikis a fãs mais ocasionais.

O FANDOM tem o melhor conteúdo criado por fãs na web. O software de edição de wikis deu aos editores a habilidade de colaborar e construir uma quantidade maciça de conhecimento sobre jogos, filmes, TV e mais. O fato de que você conhece e ama tanto seus fandoms é o que permite que seu conteúdo tenha autoridade na comunidade dos fãs. As pessoas confiam em você e em suas wikis.

Com o melhor material de referência wiki como a base do site, o FANDOM tem sido capaz de evoluir para incluir cobertura editorial de notícias, opiniões e conversas interessantes em Discussões. O desenvolvimento contínuo de todos os aspectos do site e a criação contínua de grande conteúdo significa que o público do FANDOM vai continuar crescendo.

Com o crescimento de público, gostamos de pensar na experiência no FANDOM como uma jornada.

Qual é a jornada?

A melhor maneira de definir a jornada dos fãs é através das lentes de um fandom específico. Vamos usar a Game of Thrones Wiki como exemplo. É uma série popular e os fãs reúnem-se na wiki Game of Thrones Wiki a cada nova temporada. O ciclo de vida do fã em uma temporada no fandom de Game of Thrones pode ser resumido em Antecipação, Reação, Reflexão e Seleção.

Antes mesmo de uma temporada começar, os fãs antecipam a próxima temporada batendo papo sobre as temporadas anteriores. A maioria das pessoas não têm tempo para assistir todas as temporadas anteriores, portanto é assim que os resumos do enredo e as biografias das personagens vêm a calhar. Um vídeo sobre Jon Snow em destaque serve como uma atualização rápida sobre a sua história e sua página wiki oferece ainda mais conteúdo para os fãs que querem saber mais. Os fãs podem também encontrar notícias sobre a nova temporada através de artigos, editoriais e vídeos e discutir sobre a próxima temporada em Discussões. Uma vez que novos episódios vão ao ar, os fãs reagem a nova temporada. Mudanças, voltas e desenvolvimentos são documentados em vídeo e resumos de páginas wiki, permitindo que os fãs entendam o que aconteceu. Eles podem ler os artigos de editoriais para ver o que outras pessoas estão falando e obter análises dos episódios mais recentes e em seguida, compartilhar seus pensamentos e opiniões em Discussões. Reações naturalmente levam os fãs à reflexão. Quando uma temporada de Game of Thrones termina, os fãs têm muita coisa para olhar para trás e descompactar. Os fãs podem conectar a evolução da história de temporadas anteriores e descobrir como um ponto de enredo na temporada 1 se desenrolou na temporada 7. Artigos editoriais nostálgicos e discussões onde os fãs juntaram as peças estão lá para que eles permaneçam engajados. O final de uma temporada significa que é hora de selecionar algo novo para assistir! É aí que os fãs muitas vezes recorrem a outros fãs e pedem recomendações, algo que as Discussões podem oferecer. Os fãs também podem encontrar recomendações nas revisões, editoriais e outros artigos que estão lá para ajudar os fãs a decidir se aquilo é algo que eles querem assistir.

E assim a jornada do fã começa novamente. Nós visualizamos este ciclo contínuo desta forma:

Jornada dos fans

Historicamente, o FANDOM tem sido principalmente um lugar para os fãs anteciparem e reagirem, mas o aumento do conteúdo FANDOM significa que há mais oportunidades para refletir e descobrir.

Como podemos fazer isso?

Para incrementar essa jornada, incentivos são necessários. Nós sempre nos certificamos que você tenha as ferramentas necessárias para concentrar-se em criar o melhor conteúdo wiki possível. Nós continuaremos desenvolvendo as Discussões para encorajar as comunidades a ter mais conversas entre si. O editorial vai continuar a ser desenvolvido para que mais notícias e opiniões possam ser compartilhadas. E estamos aumentando a participação das comunidades em vídeo, para que usuários sejam os guias em conteúdo de vídeo.

No entanto, nenhum produto único pode alcançar totalmente o objetivo de tornar o FANDOM um destino completo para os fãs. É preciso ter o desenvolvimento e crescimento em todos os aspectos do site e facilitar o acesso dos fãs a todo o conteúdo diverso que o FANDOM tem para oferecer.

Em nosso blog na próxima sexta-feira, vamos falar sobre as questões que estamos nos perguntando e explorando este ano para tornar a jornada do fã em realidade. Enquanto isso, ficaremos felizes em responder suas perguntas iniciais sobre como vemos o crescimento do conteúdo no FANDOM!

Quer receber atualizações sobre os últimos posts de blog da equipe? Então clique aqui para seguir este blog.