FANDOM


Olá galera,

Para quem não me conhece, eu sou Thales, administrador da Star Wars Wiki em Português e membro da Vanguard. Gostaria de discutir um pouco as Discussões com vocês, a nova ferramenta do Fandom.

PT-Discussions-Product-Shot-01.jpg

Histórico na Star Wars Wiki

Salvo engano, a Star Wars Wiki foi uma das primeiras comunidades brasileiras a receber a plataforma. Quando foi ativada, ainda em testes, nós da administração nem sabíamos direito o que era e para que servia. A princípio, não havia como linkar diretamente para ela a não ser por URL completa e era bem difícil de acessar. Assim, ficamos surpresos quando tivemos nosso primeiro post lá, em 12/11/2015 por um usuário chamado Rebelnessa72.

Antes da incorporação das Discussões no app da Star Wars Wiki, a atividade por lá era bem remota. Mas mesmo assim, as vezes aparecia um usuário por lá criando um novo tópico, o que nos surpreendia, pois nós não sabíamos como que o pessoal chegava lá e se entusiasmava em iniciar uma nova discussão.

A partir da incorporação no aplicativo, a atividade nas Discussões subiu brutalmente. Eu fui para Community Connect em 2016 e aprendi lá que a então Wikia planejava focar bastante na nova plataforma. Fiquei contente de ser esclarecido a respeito da nova ferramenta e de saber quais eram os planos para ela. Assim, procurando criar e manter uma boa comunidade nas Discussões do app, eu comecei a monitorá-la com frequência.

Quando as DiscussionsFeed foram incorporadas à Star Wars Wiki, ficou mais fácil para acompanhar a atividade por lá. Eu mesmo vinha participando: respondia aos tópicos das pessoas e criava novos divulgando novos artigos ou novidades do universo de Star Wars. Eu também não abria mão da moderação: tópicos sem sentido ou spams eram deletados direto, e já bloqueei alguns usuários por quebrar regras por lá.

Hoje, as Discussões da Star Wars Wiki são tão ativas quanto a própria Wiki, se não mais. Quase que diariamente um novo tópico é criado, e novos usuários vão surgindo. Mas também temos uns 10 usuários que já se tornaram frequentadores constantes da plataforma. Assim, posso dizer com tranquilidade que temos, sim, uma boa comunidade ativa nas Discussões.

Mas e aí? Vale a pena? As Discussões ajudam a Wiki?

Navegando pelas demais wikis do Fandom e cumprindo minhas funções como Vanguard, eu tenho visto que muitas comunidades por aí estão receosas a cerca das Discussões. É verdade que cada comunidade é única e possui sua própria dinâmica, então tudo que posso fazer é aconselhar com base na nossa experiência na Star Wars Wiki.

Com mais de um ano de experiência, eu posso dizer que as Discussões realmente agregam à Wiki. Antes, as vezes recebíamos perguntas pontuais sobre o universo de Star Wars no nosso fórum geral, que serve para discussões sobre a dinâmica da Wiki em si, e comentários e opiniões nas páginas de discussão de artigos, que servem para discussões sobre o artigo em si. Assim, de imediato, temos um espaço com o exato propósito de discutir os mais variados aspectos da galáxia de Star Wars, e nosso fórum e nossas páginas de discussão, até esse momento, não receberam mais esse tipo de conteúdo.

Sabine Wren.png

Sabine Wren é uma das personagens centrais da série de TV de Star Wars atual, Star Wars Rebels. O seu artigo na Star Wars Wiki vendo sendo construído por uma usuária das Discussões.

Outro ponto positivo que as Discussões trouxeram para a Wiki foi editores novos. Embora até agora contamos apenas dois usuários que começaram nas Discussões e depois se tornaram editores, posso dizer que ambos se mostraram interessados em aprender as mecânicas de edição da Wiki. Um bom exemplo de resultado produzido por eles, mais especificamente pela usuária MiesaeKommt, é a página de uma personagem da série de TV Rebels, a Sabine Wren.

Fora esses benefícios diretos à Wiki, a experiência por lá também tem sido positiva. Como disse antes, naturalmente surgiram os frequentadores costumeiros da plataforma, usuários que sempre participam das discussões como novos tópicos e respostas a outros existentes. Os posts em si são, em grande parte, interessantes e positivos, rendendo um bom detabate nos comentários. O que recebemos bastante são posts de dúvidas pontuais e posts opinativos. O legal é que, em posts de dúvidas, eu posso adicionar a caixa de link para um artigo da Wiki, o que geralmente é o bastante para responder à pergunta. Já os posts opinativos geralmente geram menos discussão, mas costumam ter muitas respostas.

Sobre pontos negativos, não é raro usuários criarem posts duplicados (post sobre um assunto que já discutido dois ou três posts abaixo), "ruins" (posts que não vão gerar boa discussão, como "Quem ganha? Vader ou Maul?") ou que remetem à pirataria. Sobre isso, tenho adotado a seguinte solução: para posts duplicados, eu respondo com o link para o post original e, em seguida, eu fecho (note que existem duas opções de moderação: fechar um post e apagar um post) o tópico, o que garante que a pessoa saiba para onde seguir para continuar a discussão e que o seu post não "roube" o destaque do original; para posts "ruins" e sobre pirataria, eu simplesmente deleto. Ainda não ocorreu a situação em que o usuário fique recriando o tópico toda hora mas, se ocorrer, eu apenas responderia com a possibilidade de bloqueio.

Recomendações

Caso eu tenha te convencido a dar uma chance às Discussões, permita-me passar algunas práticas que tenho feito e que têm tido bons efeitos:

  • Seja ativo nas Discussões. Sempre que anuncia-se uma nova série de quadrinhos, por exemplo, eu costumo criar o artigo sobre a série e divulgo a notícia nas Discussões, incluindo o link para o artigo. Além de criar posts sobre novidades e novos artigos, também procure participar dos principais debates. Eu não respondo a todos os tópicos, até para incentivar a galera a responder também, mas costumo responder aos que eu considero mais interessantes.
  • Faça bom uso das categorias. Essa novidade do Fandom foi fundamental. Com uma boa estrutura de categorias, as Discussões ficam bem organizadas. Nós usamos as seguintes categorias além da "Geral": "Rogue One" (que deve ser substituída posteriormente para "Os Últimos Jedi"), "Rebels" (série de TV atual), "Force Arena" (um jogo mobile que bombou no seu lançamento), "Dúvida", "Especulação", "Opinião" e "Jogos". Logicamente, eu recomendo que você mantenha as categorias atualizadas, criando novas para os assuntos do momento e fechando as que não são mais tão ativas. Mas não se esqueça de deixar algumas fixas, como essas últimas quatro que citei,
  • Valorize os usuários que sempre retornam. Isso é algo que eu tenho procurado fazer melhor, então não tenho muito o que falar em específico, mas procure garantir que as pessoas que sempre estão participando continuem a se sentir encorajadas e pertencentes à comunidade.
  • Fale sobre a sua wiki. Pelo que percebi, muita gente não sabe que existe uma wiki por trás de tudo ou não entende como funciona. Procure explicar à medida do possível e principalmente quando for conveniente. Aproveite as dúvidas que algum artigo possa sanar para apresentá-lo ao usuário. Se alguém fizer alguma crítica ao conteúdo, essa é uma excelente oportunidade para apresentar a wiki e convidar as pessoas a participarem.
Print para post sobre Discussões.png

Quando saiu o trailer de meio de temporada da série Rebels, postei o vídeo nas Discussões logo em seguida. Resultado: mais de 90 respostas de diversos usuários.

Sobre a substituição do Fórum

A maior reclamação que percebi é sobre a eventual substituição do Fórum da Wikia a favor das Discussões. A Star Wars Wiki não utiliza esse recurso; o nosso fórum é o fórum estilo-wiki, fórum esse que não vai ser migrado para as Discussões. Portanto, nossa wiki não se enquadra nessa situação, então tudo que posso falar é como um observador da questão. O que eu penso sobre isso é o seguinte: no atual formato, as Discussões estão longe de serem boas substitutas ao Fórum. Quem está nessa situação sabe melhor do que eu as ferramentas necessárias que as Discussões até agora não tem. Entranto, é sabido que o Fandom está investindo muito tempo e recurso nas Discussões e que não apenas novas funcionalidade vão chegar como também a migração será gradual. Assim, o que posso recomendar a você que está interessado em ativar as Discussões mas preocupado com a questão do Fórum é acompanhar a evolução das Discussões e dar constante feedback em como elas podem atender a todas as necessidades do seu Fórum. Se, apesar de tudo, você ainda não considerar a ferramenta como boa substituta de seu fórum, eu recomendo que tente usar o antigo fórum estilo-wiki. Nós o usamos até hoje por bons motivos.

Conclusão

A Star Wars Wiki em Português tem tido uma boa experiência com as Discussões. Essa ferramenta tem levado a um aumento de atividade da comunidade em geral, além de garantir alto engajamento na versão mobile da Wiki. Eu realmente acredito no potencial das Discussões, e espero ter passado bem para vocês nossa jornada com elas até aqui para que vocês possam ter mais material para discutir sobre a ativação dessa ferramenta na comunidade de vocês.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória