Wikia

Wiki Community

Comentários4

Minha experiência na Community Connect 2016

Olá galera, tudo certo?

Para quem não me conhece, sou Thales César, um administrador da Star Wars Wiki em Português. Eu tive a oportunidade de comparecer à Community Connect 2016, em São Francisco, Califórnia. Vou relatar para vocês um pouco de minha experiência lá.

Jantar de boas vindas

Na noite anterior ao início da Community Connect, a Wikia reservou um jantar em um restaurante italiano para nos receber. Foi uma excelente oportunidade para conhecermos uns aos outros, além de alguns membros da Wikia Staff. Trocar ideias com outros fãs de outros países e comunidades foi algo realmente muito legal. Nesse ano, foram convidados editores dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Costa Rica, Colômbia, Chile e, claro, Brasil, então tive a chance de conversar com muita gente diferente.

Dia 1

CC16-entrada do escritório.jpg

Entrada do escritório da Wikia em São Francisco.

Começamos o primeiro dia com a chegada ao escritório da Wikia. Eu fiquei espantado que era maior do que eu imaginava que seria. Logo de cara, encontramos a "Parede do Fandom", uma parede com prateleiras cheias de colecionáveis.

Depois do café-da-manhã, tivemos a palestra de abertura, em que foram feitas as boas vindas e logo depois uma atividade de relatar como cada jornada dos convidados na Wikia começou. Foi interessante ver quão diferente são as trajetórias: havia gente que editava há 11 anos e gente que editava há poucos meses!

Depois de uma pequena pausa, retomamos com palestras sobre as Discussões e os Apps da Wikia. Daí almoçamos, um excelente ocasião para conversar mais com os demais editores e até alguns membros da Staff. Particularmente, eu achei interessante comparar as sutilezas do dia-a-dia do Brasil com Estados Unidos, Chile e Costa Rica.

Mais tarde, ocorreu uma reunião para discutir as Centrais da Comunidades. Os usuários foram divididos pelas suas centrais e, como eu era o único falante de português, pude conversar diretamente com a Ana e o Victor. Aqui, nós discutimos maneiras de tornar a nossa central mais conhecida e acolhedora. Como eu havia sido administrador das antigas centrais antes da reforma, eu já tinha algumas opiniões e sugestões que espero que tenham sido úteis para compartilhar com eles. Foi uma conversa muito legal!

Dia 2

CC16-bolo.jpg

Bolo de chocolate! Nham!

O segundo dia era 10 de Agosto. O que que tem? Era meu aniversário! Isso mesmo, passei meu 19º aniversário em São Francisco, durante a Community Connect. Eu havia comentado por cima sobre isso com a Ana e o Victor, e não é que eles me surpreendem no dia seguinte com um bolo de chocolate? Foi com certeza um dos melhores momentos da minha viagem.

O começo do evento contou com palestras sobre o Fandom e o programa Fã Contribuidor. Foram explicadas várias novidades, e nos foi informado que devemos esperar a expansão desse programa para outras línguas em cerca de 12 meses.

A segunda metade do dia foi divida para quem já era Fã Contribuidor e para quem se dedicava em wikis. Assim, nós tivemos palestras sobre como escrever wikis para uma audiência e como mídias sociais podem ajudar a comunidade.

Dia 3

CC16-Golden Gate.jpg

No meu último dia, decidi "turistar"

O derradeiro dia de evento começou com uma palestra de como atrair e manter novos contribuidores. Esse tópico me interessava muito, pois manter contribuidores interessados em editar e se juntar à comunidade é um dos grandes desafios da Star Wars Wiki em Português.

Depois tivemos um quadro muito divertido chamado "Me Pergunte Qualquer Coisa", em que membros de diferentes áreas da Wikia respondiam a qualquer pergunta nossa.

Tivemos uma mesa de discussão de outro assunto de meu grande interesse: portabilidade. Durante a Community Connect, o pessoal da Wikia fez questão de deixar claro que, hoje, mais da metade dos acessos às wikis são provenientes de smartphones. Não é diferente com a Star Wars Wiki, então garantir que nosso conteúdo seja exibido de maneira otimizada para dispositivos móveis é uma de minhas principais preocupações.

No dia seguinte, meu voô de volta ao Brasil estava agendado para onze horas da noite, o que me permitiu tempo para conhecer a cidade de São Francisco e seus locais turísticos. Eu me atrapalhei um pouco com o transporte público de lá, que é diferente em alguns aspectos do de São Paulo, então não consegui conhecer muita coisa. Mas não pude deixar de ir tirar uma "selfie" com a Golden Gate Bridge.

Bem, essa foi minha experiência como atendente da Community Connect 2016. Espero ter conseguido passar um pouco dela aqui com vocês. Se tiverem alguma pergunta, escreva aí nos comentários. Espero que vocês também possam ter a oportunidade de participar de um evento como esse.

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória