Wikia

Wiki Community

Comentários3

Narcos - Recapitulando a 1ª Temporada

Vchiea 31 de Agosto de 2016 Blogue do utilizador: Vchiea

Fala galera, belezinha? Hoje meu post aqui vai ser um pouquinho diferente dos que venho fazendo, mas espero que seja tão informativo quanto os demais.

Nessa sexta-feira, dia 02 de Setembro estará disponível no Netflix, a segunda temporada de NARCOS. Depois de uma 1ª Temporada cheia de acontecimentos marcantes, o serviço de streaming que também é responsável por sucessos como House of Cards, Marco Polo e Demolidor, investiu bastante na divulgação da nova temporada e abertamente deu um spoiler (que era inevitável): Pablo Escobar vai morrer.

Narcos2a.jpg

Por mais legal que seja ter um brasileiro em um dos papéis principais de uma série de renome internacional, Wagner Moura já disse que as pessoas terão que se acostumar à uma terceira temporada sem sua presença. Afinal de contas, a série se chama Narcos e não Pablo Escobar, e como é baseada em fatos reais, não teria como como manter Don Pablo por muito tempo na telinha.

Então vamos aos acontecimentos principais da primeira temporada para deixar sua memória bem fresquinha para os novos episódios que serão lançados essa sexta:

DO BARATA AO CARTEL

Barata.pablo.jpg

Barata fugiu do Chile para Colômbia e lá foi procurar maneiras de distribuir seu produto, a cocaína. Foi parar em Medellín, lar dos principais contrabandistas da época: Pablo e Gustavo, Irmãos Ochoa e Gacha. Ele viu no primeiro a melhor opção como distribuidor e Pablo viu no produto a chance de fazer muito dinheiro exportando o produto para os Estados Unidos.

Cartelmedellin.jpg

O negócio passou a render muito dinheiro, o sucesso ficou evidente e não teve mais como esconder o novo negócio dos demais contrabandistas, então Pablo decidiu montar um cartel pensando em evitar disputas entre os mesmos e também para organizar a distribuição da mercadoria para Miami e assim surgiu o Cartel de Medellín.

EUA, DEA e POLÍTICA EXTERNA

Murphy.pena.jpg

Com o aumento do consumo de drogas nos Estados Unidos e bilhões de dólares fugindo da economia americana, o ex-presidente Regan aciona a política de combate às drogas e decide por ir cortar o mal direto na raíz. É a partir daí que o agente Steve Murphy é enviado à Colômbia e se junta com Javier Peña na briga contra os narcotraficantes.

NARCO-TIRANIA e CONEXÃO NARCO-COMUNISTA

Pablo.nicaragua.png

O poder dos Narcos estava cada vez maior, a operação deles empregava diversas pessoas e geravam milhões de dólares diariamente. Desta maneira o Cartel de Medellín podia pagar qualquer propina necessária para fazer o negócio continuar e então os avanços do DEA, mesmo com o suporte de policiais locais, não davam em nada. Foi aí que Steve conseguiu mandar para os EUA uma foto que mostrava o envolvimento de Pablo com ditadores comunistas (Pablo utilizava pistas em países comunistas da América Central como ponto de re-abastecimento de sua frota para a distribuição da droga). Por conta da Guerra Fria, mostrar uma ligação dos Narcos com o comunismo era tudo o que o DEA precisava para angariar recursos do tio sam.

EXTRADIÇÃO e TERRORISMO

Steve.pena.jpg

Com o suporte Americano, muitos colombianos perderam o medo de se opor aos Narcos e candidatos à favor da extradição passaram a surgir. O oligopólio de Medellín passou a perder muito dinheiro com a destruição de seus laboratórios e com o confisco de mercadoria. Após a aprovação no congresso colombiano e a extradição de um dos principais membros do Cartel de Medellín, os outros membros tiveram que fugir para o Panamá para não serem extraditados também. A resposta por parte dos Narcos foi bem violenta e o caos se instaura no país quando o principal candidato da resistência ante-narcos é assassinado a mando de Escobar e o grupo volta para Medellín.

GAVIRIA, BLOCO DE BUSCA e CARTEL DE CALI

Gaviria.png

César Gaviria toma o lugar de Galán como candidato que apoia a extradição. Horacio Carrillo para não largar o emprego exige de seus superiores a criação de uma força tarefa de homens incorruptíveis para caçar os Narcos, e assim surgiu o Bloco de Busca. A Colômbia entra em estado de guerra civil depois da morte de Gacha, advinda do resultado positivo na primeira grande missão da força tarefa, e a partir daí o Cartel de Medellín passa a tocar o terror pelo país explodindo até um avião na tentativa de impedir o candidato pró-extradição.

Diana.sequestro.png

O sucesso do Bloco de Busca faz a confiança do recém-eleito presidente Gaviria subir e ele passa a dispensar o apoio americano. Com a guerra, o Cartel de Medellín ficou com sua imagem enfraquecida e o Cartel de Cali se aproveitou disso para ascender nas exportações de cocaína para os Estados Unidos. De frente a um cenário complicado, Pablo Escobar passa a agir de maneira mais cautelosa e explorar o pontos fracos do governo, foi aí então que ele resolveu por sequestrar filhos e filhas de pessoas importantes, uma delas sendo filha do então ex-presidente da Colômbia.

FIM DO CARTEL DE MEDELLÍN e LA GRANDE MENTIRA

Em uma operação de resgate o Bloco de Busca acaba acidentalmente matando a refém, e a morte dela foi crucial para uma pressão popular pelo cessar-fogo. O poder de barganha de Escobar sobe absurdamente e o presidente Gaviria aceita acabar com a extradição e também com os termos dele para se render. O que deixa os Irmãos Ochoa nada contentes, e isso somado ao fato de o braço-direito de Pablo, Gustavo Gaviria, estar tendo um caso com a irmã mais nova deles, foi a gota d'água para os irmãos buscarem vingança. Influenciados pelo líder do Cartel de Cali, Pacho, eles resolveram fazer o próprio trato com o governo colombiano, pegando sentenças reduzidas por motivos praticamente banais em troca de entregarem o paradeiro de Gustavo.

Carrillo.gustavo.jpg

Numa operação não-autorizada o Bloco de Busca captura e mata Gustavo. Pablo descobre da traição dos Ochoa e do envolvimento deles com o Cartel de Cali e inicia uma guerra entre cartéis que gerou centenas de mortes. No momento do enterro de Gustavo, o congresso colombiano aprova o fim da extradição e o vice-ministro da justiça vai até Pablo com o acordo de rendimento para ele assinar. Com isso o Bloco de Busca é desmontado e Carrillo enviado para o exterior, Pablo passa a "cumprir" sua sentença em La Catedral, um presídio que ele mesmo mandou construir onde qualquer oficial colombiano deveria ficar a mais de 2 milhas de distância.

Lacatedral.jpg

Inconformado com a situação, Steve repassa informações sobre o paradeiro dos Sicarios, obtidas de maneira ilegal, para os ex-membros do Bloco de Busca que prepararam uma emboscada e realizaram uma chacina no local onde os Narcos festejavam e uma inocente morreu durante a ofensiva.

EXÍLIO DE PABLO, OFENSIVA COLOMBIANA e PROBLEMAS NO DEA

Por estar preso e com seu homem de confiança morto, Pablo tem que passar o comando de suas operações para outros dois membros de sua organização. Claramente, estar confinado à La Catedral começa a mexer com a cabeça de Escobar e não demora muito até ele começar a duvidar das intenções de seus sócios. Em um momento de raiva ele mata os dois e abre a brexa que os agentes do DEA procuravam.

Pablo.sangue.jpg

Steve e Peña apesar de terem sido proibidos, vazaram as fotos dos carregamentos ilegais que chegavam à La Catedral e a hipótese de Pablo ter cometido assassinato chega aos jornais. Isso criou uma pressão para o Governo tomar medidas contra as "férias" de Escobar e Gaviria decidiu enviar o exército colombiano à La Catedral para "transferir Escobar enquanto eles faziam melhorias na segurança do presídio". Para assegurar que Pablo aceitasse os termos e concordasse em ser transportado no caminhão do exército, o vice ministro da justiça foi enviado para formalizar o acordo. No final, ele acabou mantido refém de Escobar dentro do presídio, pois o mesmo se tocou de que tudo era uma farsa para lhe prender. Gaviria ao ficar sabendo enviou as forças especiais para resgatar Eduardo e por um fim na situação, mesmo assim Pablo conseguiu fugir.

Pablo.foge.png

Pacho sequestra Murphy para conversar e mostrar que tem o poder de barganhar sobre eles com a prova de que a ofensiva do Bloco de Busca que resultou na morte de importantes membros dos Sicarios e também de uma inocente foi orquestrada com a ajuda dos Estados Unidos. Sua intenção era chantagear o agente do DEA para colocar todos os grupos de interesse que desprezam Pablo Escobar do mesmo lado e acabar com ele de uma vez por todas. Ao voltar para a embaixada americana, Murphy intimou Peña querendo saber se foi ele que vazou essa informação e o clima entre os dois esquentou bastante.

E AGORA?

Agora é a partir daí que vai começar a trama da 2ª Temporada! E pra você? Quem será que matou Pablo Escobar?

Participe da Enquete na Narcos Wiki e assista a série no Netflix a partir do dia 02! Aquele abraço e até a próxima!

Salud.pablo.jpg

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória