Wikia

Wiki Community

Diretrizes do Chat da Central da Comunidade

852páginas
nesta wikia
Comentários0

Esta política da Central da Comunidade é recomendada pela Wikia para o uso em comunidades individuais.
Outras políticas recomendadas:
Diretrizes gerais · Política do chat · Política de páginas de usuário
Ortografia e gramática · Assuma boa-fé

Captura de tela do chat.png

O chat da Central da Comunidade é um ótimo lugar para obter ajuda sobre como começar uma comunidade ou para ter quaisquer dúvidas sobre a Wikia respondidas. Se você precisar de suporte imediato de um membro da equipe da Wikia, por favor contate o Suporte da Comunidade da Wikia ou envie um e-mail para community@wikia.com diretamente.

Diretrizes do chat

Nós queremos tornar o chat um lugar acolhedor e útil para novos e antigos visitantes. A fim de melhor oferecer um ambiente para dar ajuda e suporte aos usuários que precisam, por favor, tenha em mente as diretrizes a seguir ao usar o chat.

  • Seja educado - Todos os outros no chat são usuários da Wikia assim como você! Fale com eles como você gostaria de ser falado para si mesmo. Pessoas reais usam esses sites, então trate-as como faria com alguém pessoalmente. Não xingue, não use vulgaridades, não insulte usuários, ou diga às pessoas para calar a boca - mesmo quando nenhum palavrão for usado, não é uma coisa agradável de se fazer. Seja excelente com cada um dos outros.
  • Seja acolhedor - Novos usuários juntam-se à Wikia todos os dias! Lembra quando você era um novato? Todos são bem vindos na Central da Comunidade, independentemente de qual comunidade eles são ou que idioma falam.
  • Seja útil - Certifique-se de prestar atenção a outros usuários, mas construir conversas construtivas, e mantenha o RPG ao mínimo. Sinta-se livre para oferecer ajuda se um usuário entrar para fazer perguntas. Falar sobre seu filhote de cachorro bonito é bom, mas se alguém estiver pedindo ajuda, por favor, mova as conversas off-topic para as mensagens privadas.
  • Seja paciente - Você pode fazer uma pergunta, quando ninguém estiver por perto para lhe responder. Se ninguém parecer estar ativo, fique por ali por um tempo ou tente voltar mais tarde. O chat não está morto, ele está descansando! Se você estiver à procura de um staff ou a VSTF, por favor, use o Especial:Contact ou a VSTF Wiki. Os administradores e moderadores do chat da Central da Comunidade cuidam da Central da Comunidade e não podem ajudá-lo com seu bloqueio em outras comunidades ou a limpar o spam em outros lugares.
  • Seja um catalisador - Se ninguém estiver conversando, tente trazer alguma coisa que você queira discutir. Precisa de ajuda na sua comunidade? Viu alguns filmes bons? Teve um dia incrível na escola ou no trabalho? Estes são todos bons pontos de partida para uma conversa.
  • Não inunde ou interrompa o chat - Fazer isso torna difícil para os usuários se comunicarem e responderem perguntas, pois as mensagens desaparecem rapidamente. Isso inclui (mas não está limitado a) escrever letras aleatórias, escrever cada palavra de uma frase em linhas diferentes, o uso excessivo do comando /me, criar arte ASCII, ou linhas COM TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS. POR FAVOR, NÃO GRITE! (╯°□°)╯︵ ┻━┻
  • Não tente substituir os moderadores - Você é livre para fazer com que os usuários saibam das diretrizes do chat, mas por favor, não lhes diga o que fazer ou não fazer. Se houver moderadores presentes e ativos no chat, isso é de responsabilidade deles para darem avisos aos usuários. Tenha certeza de que não parece que você está tentando assumir o papel de um moderador.
  • Sinta-se livre para dizer às pessoas sobre a sua comunidade - Mas por favor, tenha em mente que nem todos podem estar interessados no assunto da sua comunidade. Você pode precisar olhar para outros fãs em outro lugar, assim, você pode trazê-los de volta para a Wikia! Você também pode escrever um blog sobre sua comunidade, ou colocar um link para ela no seu perfil para torná-la mais visível. Por favor, não deixe um link diretamente para o seu chat, deixe um link para a comunidade ao invés disso.
  • Mantenha o chat divertido! - O chat deve ser divertido para todos os participantes. O chat é uma grande ferramenta para conhecer grandes pessoas e envolver a comunidade, por isso, relaxe, se divirta e ajude os outros a ter um tempo legal, também! :)

Às vezes, os moderadores do chat podem lhe pedir para mudar de assunto. Isso pode ser porque é susceptível de causar argumento (como algumas conversas religiosas e políticas) ou tornar o ambiente desconfortável para os outros (como usar o chat como um site de namoro ou recanto do amor). Por favor, escute os moderadores e troque de assunto, se pedirem para você fazer isso.

Se um usuário lhe incomodar, fique à vontade para bloquear suas mensagens privadas. Se ''você'' estiver bloqueado na MP (mensagens privadas) de alguém, isso significa que essa pessoa não quer falar com você lá. Por favor, respeite seu desejo. Os administradores e moderadores do chat não podem monitorar MP, e nós não aceitamos capturas de tela (porque elas podem ser falsificadas). Então, enquanto estiver tudo certo a ponto de não precisar relatar um problema na MP, simplesmente bloquear a MP é melhor. Se muitas pessoas no chat estiverem tendo o mesmo problema, então, por favor, relate isso aos moderadores do chat.

Em todos os momentos, por favor, obedeça os pedidos dos administradores, moderadores do chat, e dos staffs. Se você não obedecer, pode resultar em uma advertência que, em seguida, pode levar você a ser expulso ou banido do chat.

O uso indevido do comando !mods resultará em um banimento de 2 horas.

Se você achar que um moderador ou administrador da Central da Comunidade foi injusto, então você deve abordar isso com esse moderador via MP e certificar-se de explicar claramente por que você se sente assim. Se isso não ajudar, você pode entrar em contato com os staffs através do Especial:Contact. Por favor, não se queixe sobre a decisão de um moderador para outro. Lembre-se, quando um moderador lhe pedir para parar de fazer algo, isso não significa pelos próximos minutos/horas/dias, significa não fazer novamente para sempre.

Diretrizes dos moderadores do chat

  • Seja um facilitador - Como um moderador do chat da Wikia, seu foco principal é sobre o incentivo da conversa, suporte a usuários e, em geral, certificar-se de que o chat da Central da Comunidade é um ambiente de boas-vindas para todos. O moderador do chat ideal é encorajador, e ajuda as pessoas a se sentirem apoiadas e fortalecidas. Os moderadores do chat não são a polícia, eles são guias e tentam mover o chat suavemente no sentido de ser um lugar melhor para todos.
  • Seja amigável - O papel mais importante de um moderador é na definição do tom do chat. Se você é simpático e acolhedor, os outros vão seguir a sua liderança. Se os outros no chat forem rudes e conflituosos, sempre reaja com calma e educadamente. Evite responder na mesma moeda, mesmo se provocado.
  • Assuma boa-fé - Uma vez que a Central da Comunidade está aberta para qualquer um contribuir, usuários de todos os níveis de habilidades e opiniões são bem-vindos a participar. Pode haver usuários que se juntam ao chat da Central da Comunidade que não estão familiarizados sobre como é estar em um chat com outras pessoas - suponha que esses usuários querem fazer parte da discussão e que qualquer erro que eles fazem é apenas isso - um erro. Seja gentil em sua correção e ofereça educação a eles.
  • Seja um líder - Os melhores líderes lideram por exemplo - nas comunicações, no apoio a novos usuários, em oferecer assistência a todos, e para facilitar a conversa dentro do chat da Central da Comunidade. Os moderadores do chat não são os "responsáveis" pelo chat, mas representam a comunidade e a Wikia como líderes.
  • Bana com muito cuidado - Banir nunca deve ser sua primeira opção quando enfrentar uma pessoa desafiadora no chat da Central da Comunidade. Banimentos devem ser usados apenas em circunstâncias extremas; o banimento NÃO é uma ferramenta para "lidar" com alguém que você achar irritante. Todos são bem vindos no chat da Central da Comunidade.
  • Mantenha o chat divertido! - O chat deve ser divertido para todos os participantes - incluindo moderadores do chat! Se você estiver ficando estressado, está sempre permitido a fazer uma pausa. O chat é uma grande ferramenta para conhecer grandes pessoas e envolver a comunidade, por isso, relaxe, se divirta e ajude os outros a ter um tempo legal, também!

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória