Wikia

Wiki Community

Editando

860páginas
nesta wikia
Comentários0

Esta página apresenta os conceitos básicos para começar a trabalhar na edição de uma wiki e um passeio através do editor da Wikia. Siga as páginas com links para saber mais detalhes em profundidade de edição.

As informações abaixo são para o editor Wikia padrão. Para obter informações sobre como usar o novo VisualEditor, consulte Ajuda:VisualEditor.

Passo a passo 

Qualquer um pode editar uma wiki! Você não precisa fazer login, ou se tiver uma conta , no entanto, existem algumas situações em que a edição só pode ser feita por membros autenticados.

  • Para editar uma página, basta clicar no botão Editar  que fica com o título da página.
  • Depois de clicar no botão de edição, o editor da Wikia vai carregar, o que lhe permite fazer alterações na página, incluindo adição ou remoção de texto, fotos, vídeos e muito mais.

Editor de recursos 

  • Modo Visual : Este modo é geralmente o padrão e permite que você faça edições que serão exibidas exatamente como estão na página publicada.
  • Modo Fonte : Este modo permite que você edite a página usando wikitext .
  • Área de edição : Esta é a principal área de conteúdo onde você pode adicionar texto, mídia e ajustar o formato da página.
  • Barra de Ferramentas : A barra de ferramentas permite que você formate o texto, tornando-oem diferentes tamanhos e estilos. Você pode expandir e condensar a barra de ferramentas para ver mais ou menos as ferramentas.
  • Módulos de função : O painel da direita também inclui módulos que permitem que você adicione recursos e meios de comunicação, tais como fotos, apresentação de slides, vídeos e tabelas. Você pode acessar modelos para usar na página e adicionar categorias. Os botões de visualização e publicação são encontradas no topo da área.
Editor.png

Dicas básicas de edição 

  • Uma vez que a edição é aberta, você pode usar a barra de ferramentas, possui módulos e de forma livre da área de edição para adicionar ou ajustar ao conteúdo da página.
  • Para ver como sua página aparecerá uma vez que é publicada, clique sobre o botão de pré-visualização. Isto irá abrir uma janela que mostra a página como é atualmente concebida. Você também pode escolher para ver como a página será vista, ajustando os tamanhos mínimos e máximos para que outros usuários possam ver.
  • Se você gosta de sua pré-visualização, clique em publicar e suas edições serão rapidamente publicadas ao vivo.
  • Se você não gosta da pré-visualização, você pode manter a edição até que ele apareça como você gostaria que fosse.
  • Para que os outros saibam o que você acrescentou, preencha um resumo acima do botão publicar.

Notas 

Devido a alguns problemas com o Internet Explorer 11, o modo visual do editor não está disponível quando se usa este navegador. Pode ser reativado em uma data futura.

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória