Fandom

Wiki Community

Peça ao ComDev

1 020páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Está precisando de ajuda para deixar sua wiki mais legal? Quer deixar suas infoboxes no novo estilo e garantir que elas estejam bem apresentadas tanto no celular quanto no PC? Ou você é daquelas pessoas que ama escrever e quer garantir que seu conteúdo chegue mais longe?

Se sua resposta foi sim para alguma dessas três perguntas, você veio parar no lugar certo! Essa página aqui foi criada para você usuário poder solicitar uma assistência da nossa equipe de Staff e dos nossos voluntários do Tríade ao que for relacionado à Desenvolvimento de Wikis.

Então bora ver como tudo isso funciona:

Design

Por mais que sua wiki esteja cheia de conteúdo, a retenção de editores e principalmente a entrada de novos usuários pode ficar mais difícil se os aspectos visuais não estiverem legais. Na Universidade Fandom nós contamos com diversos tutoriais te ensinando como utilizar os recursos de personalização existentes em nossa plataforma. Mesmo assim, muitos dos nossos usuários não tem acesso à determinados recursos para edição de imagem, então é aí que o ComDev entra para ajudar.

Assim que você escolher a opção Design no formulário, haverá um quadro para você colocar a sua justificativa. Nesse quadro você precisará destacar o tipo de ajuda que necessita e o porque:

  • Favcon
  • Wordmark
  • Plano de Fundo
TLHwiki.wordmarkpt.png

Wordmark - The Loud House Wiki em Português

Portabilidade

O número de acessos por dispositivos móveis vem crescendo cada vez mais a cada ano. No Brasil, a maior parte da população acessa à internet através do celular (ou tablet) e isso já está desencadeando um número maior de visitas às wikis via dispositivos móveis. Por mais legal que as infoboxes não portáveis possam ficar, elas não conseguem ser visualizadas da mesma maneira através de dispositivos de mão, então a melhor coisa a se fazer é começar a migrá-las para infoboxes portáveis e garantir que o seu conteúdo esteja disponível em qualquer plataforma pela qual ela for acessada.

Pensando nisso, foi criado o Hub da Portabilidade para introduzir as melhores práticas sobre o tópico e depois veio o time Vanguarda, criado justamente para ajudar na migração dos conteúdos da wiki para dentro dos parâmetros de portabilidade.

Pioneiros da Portabilidade.png

"Mas então por que você colocou essa opção no formulário?" Bom galera, o Vanguard ainda conta com poucos voluntários e a atenção deles é focada nas wikis de maior audiência e com maior quantidade de conteúdo. Pensando nisso quis poder prover assistência às wikis menores que estão precisando de ajuda com portabilidade.

No formulário, explique dentro do quadro de justificativa os motivos que possam fazer com que a migração das infoboxes de sua wiki seja priorizada.

Fã-Contribuidor

Importante: Gostaria de deixar claro a todos os nossos usuários de que essa não é a versão em língua portuguesa do programa Fan Contributor igual ao que temos no Fandom em inglês. Conforme falado no Teaser, essa adaptação tupiniquim do Fã-Contribuidor está sendo criada para proporcionar um alcance maior nas publicações que são postadas nas wikis de vocês.

Aqui o nosso propósito sempre foi fomentar o conteúdo criado por fãs, para fãs! E já que os experts em cada assunto são vocês, porque não utilizar dos nossos recursos para fazer seu conhecimento chegar ainda mais longe? Se você escreveu em sua wiki aquela obra-prima em termos de publicação e acha que seria muito legal compartilhar com mais gente, preencha o nosso formulário e envie o link para nós!

Requisitos:

  • O conteúdo tem que estar em uma publicação na wiki de assunto correspondente.
  • Coloque o link de sua publicação junto da justificativa do porque que ele deveria ser compartilhado.
  • É proibido o uso de palavras de baixo calão.
  • Para ser publicado, o texto será revisado e passará por aprovação da nossa equipe de Staff.
  • Assim que aprovado, o usuário será autorizado a publicar o conteúdo na Central da Comunidade e a partir daí nossa equipe de Staff irá destacar a publicação na nossa nova Explore Page, dentro da Central da Comunidade e também compartilhar em todos os nossos perfis em redes sociais!

Exemplos:

Torneios em Brackets

Isso mesmo! Agora você pode solicitar os torneios em brackets para sua wiki e engajar ainda mais sua comunidade. Para você que não acompanhou a Batalha das Comidas de Fantasia de 2016, nós começamos esse ano a utilizar um novo recurso para torneios em brackets e agora esse recurso estará disponível para qualquer wiki que o quiser.

FantasyFoodFight2016Winner.png

Requisitos:

  • A comunidade deverá colocar na justificativa da solicitação, um link para um artigo da wiki que contenha o seguinte:
    • O nome de cada um dos 16 participantes.
    • Duas imagens iguais de CADA participante, uma no tamanho 100x100 e outra no 300x300.
    • Quais são os confrontos da primeira rodada.
  • Coloque nas justificativas informações que ajudem a convencer a equipe a priorizar o seu torneio, bem como qual data seria a melhor para começar.

Spotlights

Spotlights.png
  • Antes de postar seu pedido, certifique-se de que a comunidade segue as práticas recomendadas listadas aqui.
  • Se você deseja reportar um problema com um spotlight existente, por favor, reporte em Especial:Contact.
  • Se você tiver uma resposta, comentário ou pergunta para um pedido que eu já respondi, então, por favor, me avise no meu mural de mensagens.
  • Novos pedidos são respondidos uma vez por mês. Os spotlights ficam visíveis no Fandom por trinta dias.
  • Você pode pedir um spotlight para a sua comunidade mais de uma vez, mas para cada mês, você terá que refazer o seu pedido. Você pode renovar o pedido por duas vezes seguidas (três meses seguidos no máximo).

Os pedidos de spotlight deverão ser feitos até o dia 20 de cada mês, para que o spotlight fique visível no mês seguinte. Os spotlights ainda ficarão visíveis por um mês, mas só serão atualizados no primeiro dia útil de cada mês.

Para solicitar seu Spotlight, copie o template abaixo e cole no quadro justificativa de sua solicitação. A Frase de Spotlight deve conter no máximo 35 caracteres.

Frase de Spotlight:
Link para Imagem:

Informações Importantes

  • É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.
  • Para requisitar a ajuda do ComDev com os tópicos Design, Portabilidade, Torneios em Bracket e/ou Spotlight você precisa ter pelo menos o nível de administrador.
  • Para wikis com diversos administradores, só peça a ajuda do ComDev depois de discutir a requisição com todos eles.
  • O preenchimento desse formulário é o aval de sua wiki e de todos os seus administradores para nossa equipe de Staff e seus voluntários fazerem as edições.
  • As regras de bom comportamento também valem para o formulário, punições serão aplicadas aos usuários que não souberem respeitar e manter uma boa conduta.
  • Essa ferramenta existe somente para a assistência em relação aos tópicos apresentados acima, para qualquer outro tipo de assistência, por favor utilizar nossa Página de Contato.
  • O tempo para responder sua solicitação e desenvolver o trabalho dentro da sua wiki é variado, maiores detalhes serão discutidos dentro da própria Wiki.
  • Para críticas e sugestões sobre essa ferramenta clique aqui.

Formulário

Também no Fandom

Wikia aleatória